Perguntar
Fechar

Botox Capilar: mulheres grávidas ou que estão amamentando podem  fazer?

Dra. Juliana Guimarães
Dra. Juliana Guimarães
Doutora em Saúde Pública

O Botox Capilar pode ser utilizado por grávidas e lactantes, pois é um tratamento de hidratação profunda que ajuda a retirar o frizz e pontas duplas do cabelo. Embora seja chamado de botox capilar, não possui toxina botulínica em sua composição.

Este tipo de tratamento não alisa o cabelo. Por ser constituído de proteínas e vitaminas, promove a hidratação dos fios, podendo causar a impressão de que o cabelo está mais liso.

Uso do Botox Capilar durante a gravidez

Mulher grávida

As mulheres grávidas que querem tratar o cabelo por danos causados pelo uso de escovas progressivas, tinturas ou chapinha, realizadas anteriormente à gravidez, podem utilizar o botox capilar.

As substâncias nutritivas presentes no botox capilar oferecem vitaminas e proteínas que tratam o fio fazendo com que sua estrutura possa ser recuperada deixando-o forte e macio.

O botox capilar não contém formol e nem químicos como amônia e chumbo. Por este motivo não traz nenhum risco às mulheres grávidas e seus bebês.

Antes de aplicar, peça para ver o rótulo do produto e confira as substâncias de sua composição. Caso tenha dúvidas, fale com seu/sua médico/a antes de qualquer tratamento para o cabelo.

Utilização do Botox Capilar durante a amamentação

Amamentação

Por não ter produtos químicos (formol, amônia, chumbo e/ou outros metais pesados) capazes de alterar a composição do leite materno causando danos ao bebê, lactantes podem fazer tratamento com botox capilar.

É importante sempre lembrar que os produtos usados na pele e couro cabeludo da mãe são absorvidos pelo corpo, caem na corrente sanguínea e podem alterar a constituição do leite materno. Portanto, tudo que a mãe consome chega à criança por meio da amamentação o que torna necessário cuidados redobrados na hora de escolher um cosmético para uso na pele ou nos cabelos.

Quais as substâncias que grávidas e lactantes não podem usar?

Produtos com a amônia, ácidos e formol não podem ser usados por mulheres grávidas ou que estão amamentando. Antes de qualquer tratamento converse com o seu cabeleireiro, peça para verificar o rótulo do produto e procure as seguintes substâncias:

  • Amônia
  • Methylene glycol (metileno glicol)
  • Glyoxilic acid (ácido glioxílico)
  • Aldeído fórmico
  • Oxymethylene (oximetileno)
  • Oxomethane (oximetano)
  • Chumbo

Estas são algumas das substâncias mais comuns presentes em produtos de cabelo que não podem ser utilizadas durante a gravidez e amamentação. Nenhuma delas deve estar presente no botox capilar.

Em caso de dúvidas, peça indicação médica dos produtos que podem ser usados. Uma outra dica que pode ser útil é levar o rótulo para que seu/sua médico/a veja antes da efetuar o tratamento.

Durante a gravidez e amamentação busque sempre orientação médica para escolher os melhores e mais seguros tratamentos para o cabelo.

Leia mais:

Amamentando posso fazer selagem térmica e luzes no cabelo?

Estou amamentando, posso fazer luzes no cabelo?

Posso pintar o cabelo amamentando?

Que mudanças podem acontecer na pele e no cabelo durante a gravidez?