Tenho os linfonodos cervicais aumentados. O que pode ser?

Linfonodos cervicais aumentados podem ser sinal de alguma infecção ou inflamação próxima ao pescoço ou ainda infecções que estão disseminadas pelo corpo.

Os linfonodos armazenam e produzem glóbulos brancos, células de defesa que combatem infecções e doenças. Por isso eles podem aumentar de tamanho e ficar doloridos quando há alguma infecção, pois estão reagindo aos micro-organismos invasores.

A linfonodomegalia cervical (aumento dos linfonodos do pescoço) é causada principalmente por infecções das vias aéreas superiores, infecções da cavidade oral e faringe e pela mononucleose infecciosa, uma doença causada pelo vírus de Epstein-Barr, também conhecida como "doença do beijo".

Publicidade

Quando os linfonodos cervicais aumentados estão localizados na parte anterior do pescoço, a causa pode ser infecções na cabeça e no pescoço ou síndrome de mononucleose, originada sobretudo pelo vírus de Epstein-Barr, mas que também está relacionada com citomegalovírus e toxoplasmose.

Linfonodos cervicais aumentados na parte posterior do pescoço podem ter como causa:

  • Mononucleose infecciosa ("doença do beijo");
  • Tuberculose ganglionar;
  • Linfoma;
  • Doença de Kikuchi;
  • ​Tumor maligno na cabeça ou pescoço.

Já a presença de múltiplos linfonodos cervicais aumentados podem ser sinal de:

  • Infecção por estreptococos ou estafilococos;
  • Metástase de tumores localizados na cabeça e no pescoço;
  • Doença da arranhadura do gato;
  • Tuberculose;
  • Micobacteriose atípica.

A principal causa de linfonodomegalia cervical em crianças e adolescentes até aos 14 anos são os processos inflamatórios. Como as crianças ainda não têm o sistema imunológico bem desenvolvido, os linfonodos cervicais ficam aumentados quando entram em contato com vírus e bactérias. Nesses casos, os gânglios são pequenos e surgem nos dois lados do pescoço.

Nos adultos, a partir da adolescência, o risco dos linfonodos cervicais aumentados estarem relacionados com doenças malignas, como o linfoma, é maior.

Veja também: Linfonodos aumentados pode ser câncer?

Já em pessoas com mais de 50 anos, a presença de linfonodomegalia cervical pode ser sinal de câncer na boca, na faringe, na laringe ou no esôfago.

Linfonodos cervicais que ficam aumentados por mais de duas semanas devem ser vistos por um médico clínico geral ou médico de família. Dependendo do caso, pode ser necessário fazer uma biópsia para identificar a causa do aumento do gânglio.

Também podem lhe interessar:

O que é linfonodo sentinela?

O que pode causar íngua na virilha?

Linfonodos axilares aumentados. O que pode ser?

O que é linfonodomegalia e quais são as causas?