Perguntar
Fechar

Cegueira noturna tem cura?

Cegueira noturna pode ter cura, dependendo da sua causa. É preciso lembrar que a má visão noturna não é propriamente uma doença, mas o sintoma de algum problema ocular. Portanto, o tratamento da cegueira noturna varia conforme a origem do distúrbio.

A principal causa de cegueira noturna é a retinite pigmentosa, uma doença genética que destrói gradualmente as células nervosas responsáveis pela captação da luz na retina, os bastonetes.

Uma vez que não existe um tratamento específico para a retinite pigmentosa, pode não haver formar de curar a cegueira noturna nesses casos.

Quando a cegueira noturna é provocada por catarata, a única forma de tratamento é através de correção cirúrgica. A cirurgia remove o cristalino ("lente do olho") embaçado e o substitui por um novo, permitindo à pessoa recuperar a visão.

Casos de cegueira noturna decorrentes de miopia são tratados com o uso de óculos ou lentes de contato.

Outra causa comum de cegueira noturna é a deficiência de vitamina A. O tratamento para esses casos inclui suplementação com vitamina A e inclusão de alimentos ricos no nutriente na dieta.

Cegueira noturna é um distúrbio da visão que caracteriza-se pela dificuldade de enxergar à noite ou em locais com pouca luz. Os sintomas podem incluir ainda "visão tubular" (sensação de ver através de um binóculo) e dificuldade de adaptação da visão em situações com variações de luminosidade (passar de um lugar escuro para um claro ou vice-versa).

Saiba mais em: Sinto cegueira noturna, o que pode ser?

Para saber qual o tratamento para o seu caso de cegueira noturna, consulte um médico oftalmologista.