Perguntar
Fechar

Como aliviar infecção urinária imediatamente?

Olá! Estou com dores fortes e ardência ao urinar, parece ser infecção urinária. Quero saber: como aliviar os sintomas que incomodam demais?
Dra. Janessa Oliveira
Dra. Janessa Oliveira
Farmacêutica-Bioquímica

Não existe uma forma de aliviar a dor imediatamente. No entanto, aumentar a ingestão de água ajuda a reduzir o desconforto causado pela infecção urinária. Além disso, comer ou tomar suco de romã ajuda a reduzir os sintomas, por combater a infecção. O mesmo é verdade para os chás de quebra-pedra e de cabelo de milho, por exemplo.

Se está com uma infecção urinária, deve consultar um médico de família ou um urologista que definirá o melhor tratamento para acabar com o problema e aliviar a dor.

Existe ainda um medicamento que pode ser prescrito pelo médico para aliviar os sintomas durante o tratamento da infecção: a fenazopiridina (Pyridium®). Ele pode ser associado a um antibiótico. Não deve ser partido, aberto ou mastigado e não pode ser usado por quem tem:

  • Problemas renais;
  • Problemas graves de fígado;
  • Deficiência da enzima glicose-6-fosfato-desidrogenase.

Tomar a fenazopiridina por mais tempo que o indicado pelo médico (2 dias) pode mascarar e piorar a infecção. Caso os sintomas voltem após parar de tomar o medicamento pelo período prescrito, avise seu médico. É provável que ele precise trocar de antibiótico para que a infecção termine.

Se está com desconforto, dores ou ardência ao urinar e suspeita que esteja com infecção urinária, é importante que procure um médico de família ou um urologista que definirá o tratamento para acabar com o problema.

Leia também:

Referências:

Pyridium®. Bula do medicamento.

Sociedade Brasileira de Urologia. Portal da Urologia. Sua Saúde. Doenças. Cistite de Repetição

Sociedade Brasileira de Urologia. Portal da Urologia. Sua Saúde.FAQ. Como evitar a infecção urinária recorrente