Como é a transmissão da raiva?
A transmissão da raiva ocorre através da saliva de um animal infectado. A raiva humana é transmitida principalmente pela mordida de um animal raivoso, que introduz assim o vírus que causa a doença.
A raiva também pode ser transmitida se houver contato direto da saliva do animal com os olhos, mucosas ou feridas, bem como lambeduras ou arranhões de animais doentes.
Qualquer mamífero poder transmitir a raiva, porém, os principais transmissores são os cachorros e os gatos domésticos. O vírus também está muito disseminado em cães selvagens, raposas, coiotes, lobos, chacais, gatos selvagens e morcegos.
O que devo fazer se for mordido por um animal que pode transmitir a raiva?
Sempre que alguém for mordido por um cão, gato, morcego ou qualquer outro animal que pode transmitir a raiva, deve lavar o ferimento abundantemente com água e sabão e procurar um hospital o mais rápido possível para receber o tratamento profilático.
Um médico ou enfermeiro deverá avaliar o caso e indicar a aplicação da vacina antirrábica. As outras doses da vacina devem se administradas no 3º, 7º, 14º dias após a primeira dose. O tratamento profilático pós-exposição da raiva nunca deve ser interrompido.
Se possível, o animal deve ser mantido em observação durante 10 dias para verificar se ele manifesta a doença ou morre. Se o animal apresentar sinais de raiva, deve ser sacrificado.
Saiba mais em: O que fazer para tratamento em caso de mordida de cachorro?
Quais os sintomas da raiva?
- Mal estar;
- Ligeiro aumento da temperatura corporal;
- Perda de apetite;
- Dor de cabeça;
- Náuseas;
- Dor de garganta;
- Irritabilidade;
- Inquietude;
- Sensação de angústia.
Podem ocorrer ainda alterações da sensibilidade no trajeto dos nervos próximos ao local da mordida e alterações de comportamento. À medida que a doença progride, surgem outros sintomas, como:
- Ansiedade e muita excitação;
- Febre;
- Delírios;
- Espasmos musculares;
- Convulsões.
Os espasmos musculares evoluem para paralisia, causando alterações cardiorrespiratórias, retenção de urina e prisão de ventre.
A vítima fica sempre consciente, com períodos de alucinações, até entrar em coma e morrer. A evolução da raiva é rápida, levando à morte em apenas 5 a 7 dias.
Leia também: Quais os sintomas do vírus da raiva?
Como prevenir a raiva?
A prevenção da raiva é feita através da vacinação anual de cães e gatos, além de cuidados como:
- Não se aproximar de cães e gatos estranhos;
- Não tocar nem mexer nos animais quando estiverem comendo ou dormindo;
- Nunca tocar em morcegos ou qualquer outro animal silvestre, sobretudo se o animal estiver caído no chão ou encontrar-se em situações pouco comuns.
O médico responsável pelo tratamento da raiva é o infectologista.