Para medir a pulsação manualmente, basta seguir os seguintes passos:
- Colocar as pontas dos dedos indicador e médio na região lateral do pescoço (artéria carótida) ou no punho (artéria radial), próximo à base do polegar;
- Pressionar, levemente, o local até sentir as pulsações;
- Contar as pulsações durante 1 minuto ou por 30 segundos e multiplicar por 2;
- O valor obtido representa a sua frequência cardíaca.
É importante lembrar que os dedos que devem ser utilizados para medir os batimentos cardíacos são mesmo o indicador e o médio, pois o polegar possui uma artéria própria que pode interferir na hora de medir a pulsação.
Para que a medição seja mais precisa, recomenda-se contar as pulsações por um minuto inteiro, ou no máximo pelos 30 segundos; não menos do que isso.
A frequência cardíaca é medida em batimentos por minuto, e a média esperada no adulto é entre 70 e 100 batimentos por minuto (BPM), em crianças varia um pouco conforme a idade. Quando a frequência esta acima de 100 bpm, é chamada de taquicardia, e quando esta abaixo de 60 bpm, bradicardia.
Saiba mais sobre esse assunto nos links: O que é taquicardia? e Bradicardia Sinusal, o que é?
No entanto, em situações como ansiedade, estresse, medo ou episódios de febre esse valor estará aumentado, e em situações de sono, cansaço, atividade física regular ou uso de medicamentos controlados, a frequência deverá estar mais baixa, sem que isso sinalize algum problema, apenas resposta natural do organismo.
Pode lhe interessar também: