Sim. Depo-provera e Contracep são nomes comerciais da mesma injeção anticoncepcional, formulada com acetato de medroxiprogesterona. Ambos são contraceptivos injetáveis de longa duração, ou seja, fornecem proteção eficaz contra a gravidez durante 3 meses.
São contraceptivos que não contém estrógeno, por isso, muitas vezes são indicados para mulheres que não podem usar estrogênios e durante a amamentação.
A medroxiprogesterona, que é o constituinte básico dessas duas injeções é uma progestina sintética, semelhante ao hormônio feminino progesterona. Atua na inibição da ovulação, levando ao efeito contraceptivo esperado.
Leia também: Vantagens e desvantagens do anticoncepcional injetável
Em algumas situações a medroxiprogesterona pode ser usada como tratamento de algumas doenças, como da endometriose.
Pode ainda apresentar alguns efeitos colaterais como irregularidade menstrual, ganho de peso, tontura, alterações no humor e na libido, entre outros.
Leia mais sobre os efeitos adversos em: Anticoncepcional injetável tem efeitos colaterais?
Muitas mulheres optam pelo uso dos anticoncepcionais injetáveis por conta da praticidade, já que não requer ter que lembrar diariamente de tomar o comprimido, basta aplicar a injeção trimestralmente. Além disso, algumas mulheres gostam do efeito de redução do sangramento menstrual proporcionado em alguns casos pela medroxiprogesterona.
Caso tenha mais dúvidas sobre o uso de anticoncepcionais injetáveis consulte o seu médico ginecologista ou médico de família.
Pode também interessar: