Perguntar
Fechar

Dor no pulso, o que pode ser e o que fazer?

A dor no pulso direito ou esquerdo pode ter diversas causas, tais como fratura, tendinites, luxação, presença de cisto, doenças nos nervos que atravessam o punho, síndrome do túnel do carpo, tenossinovite, instabilidade dos ossos da mão e punho, lesões por esforço repetitivo (LER) ou ainda traumas antigos.

Para saber exatamente o que está causando as dores nos pulsos, é necessário realizar um exame físico físico detalhado, de preferência por um médico ortopedista. Além do exame, o médico irá recolher a história clínica da pessoa e pedir outros exames que achar necessário para determinar a origem da dor no punho, tais como raio-X.

É importante também investigar que tipos de atividade profissional e recreativas o paciente desenvolve, bem como o pulso (direito ou esquerdo) que é mais solicitado, além do mecanismo do trauma, quando a dor tem origem traumática.

O tratamento para a dor no pulso depende da sua causa, podendo incluir repouso, aplicação de gelo, fisioterapia, uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, imobilização do punho afetado com tala ou gesso e cirurgia, nos casos mais graves.

Em caso de dores nos pulsos, procure um médico de família, um clínico geral, ou, de preferência, um ortopedista, para receber um diagnóstico e tratamento adequado.

Saiba mais em: Pulso aberto: Como identificar e o que devo fazer?