Pergunte ao Médico
Como Funciona

Esqueci de tomar 3 comprimidos do anticoncepcional...

Esqueci de tomar 3 comprimidos do anticoncepcional no mes passado e tive relações dutante todo o mes sem outra proteção. Menstruei durante 3 dias, o que não é normal, ja que passo 5 dias e sofro muito com as colicas, e dessa vez quase não as senti. Mas continuo sentido os seios inchados e doloridos, muito sono, dor de cabeça as vezes, enjoo, e outros sintomas semelhantes ao de uma gravidez. Posso está gravida? Ou é apenas uma desordem hormonal?
fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

Com esquecimento de 2 ou mais comprimidos, pode haver falha no método contraceptivo e, portanto, há chances da mulher estar grávida.

Quando a mulher esquece 2 ou mais pílulas, ela deve continuar tomando as pílulas da sequência da cartela até o final e começar a nova cartela sem fazer a pausa programada, ou seja, emendar as cartelas. Nesse caso é recomendado usar algum outro método contraceptivo associado (ex: preservativo) pelo menos durante os próximos 7 dias.

No seu caso, como já passou muito tempo do esquecimento, é recomendado a realização do teste de gravidez para descartar a possibilidade da gestação ou confirmar a gravidez.

Publicidade

Leia também:

Perdi uma pílula do anticoncepcional, posso engravidar? O que fazer?