Perguntar
Fechar

É possível que haja ovulação na pausa da pílula?

O que acontece com o corpo durante a pausa do anticoncepcional? É possível que haja ovulação nesse período?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Depende. No caso da pausa de 7 dias entre as cartelas de anticoncepcional, a resposta é não, não acontece a ovulação, porque não houve pico hormonal para preparar e expelir o óvulo. Os dias de pausa inclusive são os dias da descamação do endométrio, ou seja, a menstruação, exatamente por não ter havido ovulação e tampouco fecundação.

Mas, caso esteja falando de uma pausa mais longa, quando interrompe o uso do anticoncepcional por um tempo, a resposta é sim, no mês seguinte, dependendo do organismo de cada mulher, pode voltar a ovular. O ciclo menstrual pode se reorganizar em tempo variado, independente de quanto tempo fez uso do medicamento, depende mesmo de cada organismo.

Como os anticoncepcionais agem no organismo?

Os anticoncepcionais orais agem no organismo principalmente de três maneiras:

  1. Bloqueando o eixo hipotálamo hipofisário, o que gera a inibição dos picos hormonais de FSH e LH. Com isso, os folículos ovarianos não amadurecem, não produzem estrogênio e não ocorre a ovulação;
  2. Promovendo mudanças na composição do muco cervical, que dificulta a ascensão dos espermatozoides;
  3. Alterando o PH vaginal, mais uma vez dificultando a mobilidade dos espermatozoides;
  4. Reduzindo o estímulo endometrial, causando hipotrofia/atrofia da parede; e por fim
  5. Ocorrem alterações no transporte ovular pelas trompas.

Por todo o descrito, no caso da pausa de 7 dias entre as cartelas, conforme recomendado na maioria das pílulas anticoncepcionais orais, não há possibilidade de ovulação. A não ser que o uso da pílula esteja incorreto.

Leia mais: Dúvidas sobre anticoncepcional

Para mais esclarecimentos, procure seu médico ginecologista.

Pode lhe interessar também: Posso engravidar na pausa do anticoncepcional?