Está quase, já está próximo do fim da catapora, após a formação de crostas a tendencia é o processo encaminhar-se para a cicatrização das lesões de pele e resolução da doença.
Na presença das crostas o risco de transmissão da catapora já é menor, pois a transmissão se dá principalmente através do contato com as pequenas bolhas com liquido, formadas no momento anterior a formação das casquinhas.
Na maioria dos casos a catapora demora até duas semanas para remitir totalmente. Em algumas pessoas com imunossupressão a doença pode durar mais tempo.
A catapora, também chamada de Varicela, é uma doença infecciosa, extremamente transmissível, causada pelo vírus Varicela Zoster, é mais comum em crianças, mas pode acometer pessoas de qualquer idade que ainda não tiveram a doença.
A sua principal característica é a presença de lesões de pele que se iniciam como pequenas manchas vermelhas um pouco elevadas, que formam pequenas bolhas com líquido dentro (vesículas). Essas bolhas se rompem e forma-se então crostas, por fim ocorre a remissão das crostas e raramente ficam cicatrizes dessas lesões. É comum também o aparecimento de sintomas como febre e prostração.
Após o término da catapora a pessoa acometida adquire imunidade permanente a essa doença, embora o vírus causador continue latente no organismo, podendo ser reativado posteriormente em situações de queda da imunidade.
Quando o vírus é reativado posteriormente, leva ao aparecimento do Herpes-Zoster, outro tipo de doença, popularmente conhecido como cobreiro, que pode provocar lesões de pele com vesículas e crostas no trajeto de algum nervo e dor intensa no local.
Para mais orientações consulte o seu médico de família, clínico geral ou pediatra.
Leia mais sobre a catapora em: