Perguntar
Fechar

Estou na minha segunda cartela do anticoncepcional...

Estou na minha segunda cartela do anticoncepcional, tomei a 1º certinha e dei a pausa, só que esqueci de começar no 8º dia, posso começar com 9 dias após a pausa e terá o mesmo efeito, como devo proceder?
Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Pode começar a tomar imediatamente, o efeito não é reduzido significativamente com 1 ou 2 dias de atraso. Em situações em que se inicia uma nova cartela com 1 ou 2 dias de atraso há pouco ou nenhum risco de gravidez, nessa situação deve-se tomar a primeira pílula da nova cartela assim que possível e continuar o uso do anticoncepcional normalmente.

Caso tenha iniciado a cartela com 3 ou mais dias de atraso também deve reiniciar a nova cartela e tomar a pílula o mais rapidamente possível e usar preservativo durante os 7 primeiros dias dessa cartela, já que o risco de falha é um pouco maior nessa primeira semana de uso.

Além disso, caso o atraso tenha sido de 3 dias ou mais e a mulher tenha tido relação sexual desprotegida nos últimos 5 dias ela deve considerar o uso de um contraceptivo de emergência (pílula do dia seguinte) para reduzir o risco de gravidez.

O que fazer se esquecer de tomar 1 ou 2 pílulas?

Caso esqueça de tomar 1 ou 2 pílulas, tome a última pílula que esqueceu imediatamente assim que lembrar. Pode-se também tomar duas pílulas no mesmo dia, uma no momento em que se lembrar e a outra daquele dia no horário usual. No dia a seguir tome a pílula correspondente e siga a cartela normalmente.

O que fazer se esquecer de tomar 3 ou mais pílulas na primeira ou segunda semana de uso do anticoncepcional?

Deve tomar imediatamente assim que lembrar a última pílula esquecida e tomar a pílula do dia no horário habitual, depois siga a cartela normalmente. Utilize preservativo nos próximos sete dias ou abstenha-se de relações sexuais.

Além disso, caso tenha tido relação sexual desprotegida nos últimos cinco dias deve considerar a possibilidade de uso de contraceptivo de emergência.

O que fazer se esquecer de tomar 3 ou mais pílulas na terceira semana de uso do anticoncepcional?

Deve tomar imediatamente assim que lembrar a última pílula esquecida e tomar a pílula daquele dia no horário habitual, continue tomando as pílulas da cartela normalmente até o fim, mas não faça a pausa entre uma cartela e outra, após o último comprimido da cartela já reinicie uma nova cartela no dia a seguir.

Caso faça uso de um anticoncepcional que ao fim da cartela tenha comprimidos não hormonais, descarte essas pílulas não hormonais e já reinicie a nova cartela no dia a seguir a tomada do último comprimido hormonal.

Além disso, deve usar preservativo nos próximos sete dias ou abster-se de relações sexuais.

Caso tenha tido relações sexuais desprotegidas nos últimos 5 dias também deve considerar o uso de contraceptivo de emergência.

Caso apresente mais dúvidas sobre o que fazer no esquecimento de pílulas contraceptivas consulte o seu médico ginecologista, o seu médico de família ou enfermeiro de saúde da família.

Leia também: Dúvidas sobre anticoncepcional