Eu estava na pausa da pílula Minulet e tive que tomar...
Eu estava na pausa da pílula Minulet e tive que tomar o antibiótico clavamox. tomei o antibiótico na quarta à noite e quinta de manhã, era de 12 em 12 h. como começou a fazer alergia parei logo de tomar, tomando só esses dias. Comecei a nova carteira da pílula quinta à noite, tomei a pílula normalmente na quinta, na sexta e no sábado. Sábado tive relações desprotegidas, mas o meu parceiro não ejaculou em mim, foi fora.
Pode me tirar a duvida se o antibiótico ainda estava a tirar o efeito da pílula? Como não o tomei todo, apenas 2 comprimidos.
Fique tranquila que esse antibiótico não reduziu a eficácia da sua pílula anticoncepcional, poucos são os antibióticos que de fato interferem na eficácia dos anticoncepcionais, entre eles destaca-se a rifampicina, antibiótico comumente utilizado no tratamento de doenças como a tuberculose.
Antibiótico corta o efeito do anticoncepcional?
Nem todos os antibióticos cortam o efeito do anticoncepcional. As pesquisas realizadas até o momento comprovaram que apenas a rifampicina e o seu derivado chamado de rifabutina são os únicos antibióticos que reduzem o efeito das pílulas contraceptivas. Portanto, pode fazer uso de qualquer outro antibiótico, desde que não seja a rifampicina ou a rifabutina, que continuará segura contra a gravidez.
Medicamentos antibióticos comumente utilizados como a amoxicilina, a benzetacil e azitromicina, entre outros não interferem no efeito do antibiótico.
Pílula e antibiótico
É importante destacar que outros fatores como esquecimento de tomar a pílula, ocorrência de vômitos ou diarreia, que podem ocorrer durante o uso do anticoncepcional, podem reduzir a eficácia da pílula significativamente, muito mais do que o uso de outros antibióticos.
É possível que mulheres que estão com uma doença infecciosa e necessitem tomar antibióticos apresentem vômitos ou diarreia, sendo esses sintomas a causa da perda da eficácia da pílula e não propriamente o uso do antibiótico, por isso, muitas mulheres costumam relatar que engravidaram durante o uso de antibiótico, mas é possível que a falha se deva a presença desses sintomas e não do antibiótico.
O uso incorreto da pílula, como esquecimentos e mudanças no horário de tomada, também podem ocorrer paralelamente ao quadro infeccioso e antibioticoterapia, influenciando assim a eficácia da pílula.
Para mais esclarecimentos consulte um médico de família ou ginecologista.
Leia também: