Perguntar
Fechar

Fazer academia pode secar o leite?

Fazer academia não seca o leite, desde que os exercícios físicos não sejam muito intensos e a mulher tenha uma alimentação e hidratação adequada.

Isso porque a atividade física aumenta o gasto calórico do corpo, que já está queimando cerca de 800 calorias a mais devido à amamentação.

Portanto, se o exercício for muito extenuante e a mulher não tiver uma dieta apropriada, com as calorias ingeridas na dose certa, a produção de leite pode ser prejudicada e interferir no aleitamento materno.

Além dos cuidados com a alimentação, é fundamental aumentar a ingestão de água para repor os líquidos perdidos na academia, pois a desidratação também pode comprometer a produção de leite.

Vale lembrar também que a atividade física intensa aumenta a concentração de ácido lático no corpo e pode alterar o sabor do leite materno, tornando-o mais difícil de ser aceito pelo bebê.

No entanto, desde que o exercício seja feito na dose certa, de preferência orientado por um profissional, ele não irá atrapalhar a amamentação.

Se você está amamentando e pretende voltar ou começar a fazer academia, fale com o seu médico ginecologista.

Leia também: Quando a mulher que está amamentando engravida, o leite seca?