Quanto tempo depois da cesárea posso voltar para a academia?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Mulheres que fizeram cesárea, em geral, podem voltar para a academia cerca de 40 dias depois do parto. Porém, esse tempo pode variar, dependendo do estado físico da mulher e do quão ativa ela era antes e durante a gravidez.

O importante é voltar aos exercícios físicos apenas quando o corpo permitir e estiver tudo seguro em relação à parte médica.

Durante o primeiro mês após a cesárea, a mulher deve evitar correr, levantar pesos ou realizar qualquer atividade mais intensa. Depois dos primeiros 30 dias, já é possível fazer caminhadas leves, de 20 a 30 minutos, dependendo do condicionamento físico.

A atividade física depois do parto, seja ele cesárea ou normal, traz muitos benefícios físicos e mentais para a mulher, ajudando a eliminar o peso ganho durante a gestação, melhorar o bem estar físico e emocional, melhorar o desempenho cardiovascular, diminuir a ansiedade e a depressão, entre outros.

Antes de voltar à academia depois da cesárea, a mulher deve falar primeiro com o/a seu/sua médico/a obstetra sobre os cuidados que deve ter ao voltar a malhar.

Leia também: Os pontos da cesárea estão inflamados. O que fazer?