Fiz um teste beta-hcg e deu negativo, mas na nota dizia...

Fiz um teste beta-hcg, que deu negativo, mas na nota deu assim: o método qualitativo apresenta sensibilidade de 25 a 50mUI/L que corresponde a concentração detectada pelo método. A confirmação do resultado positivo ou negativo deve, a critério do médico ser realizada através da dosagem quantitativa. O que isso que dizer?
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

É apenas uma observação. As notas são na maioria das vezes, um cumprimento de normas e regras exigidas pelos órgãos reguladores de saúde, às quais um laboratório ou serviços de saúde estão submetidos. São notas padronizadas, como a que descreve na pergunta, não específicas para seu caso, ou para o seu resultado.

O que a nota explica, é que existem testes qualitativos para detecção do hormônio beta-HCG, como o teste de farmácia, e existem os testes quantitativos, que identificam a quantidade do hormônio na amostra, como por exemplo, os testes de sangue.

A nota descreve que a confirmação se dá pelo teste quantitativo, o exame de sangue, por ser mais específico, se for esse o exame que fez, não há necessidade de fazer outro exame, visto que é o teste quantitativo.

Mesmo assim, o recomendado, é que leve o exame para interpretação mais minuciosa do médico ginecologista, porque existem outras causas de teste "falso-negativo", como por exemplo a realização do exame muito cedo.

O médico saberá definir a real necessidade de exames complementares, ou repetir o exame, dependendo do exame clínico e do tempo de atraso menstrual.

Leia também: Eu posso fazer um exame de beta-hcg com quantos dias de atraso?

Qual a diferença de teste beta HCG qualitativo e quantitativo?

Os testes de gravidez, pesquisam a presença do hormônio beta-HCG, que só é detectado no organismo da mulher, na gravidez e algumas doenças ginecológicas. Porém existem métodos qualitativos e quantitativos de pesquisar esse hormônio.

O método qualitativo, se caracteriza por identificar a presença do hormônio na amostra colida, que reage, ou se torna positivo, a partir dos valores citados, entre 25 a 50 mUI/L. Porém o método qualitativo não é capaz de definir exatamente a quantidade desse hormônio na amostra. Um exemplo de teste qualitativo, é o teste de farmácia.

O teste de gravidez de farmácia é um teste bastante confiável, porém seu resultado é positivo ou negativo apenas.

O método quantitativo, identifica a quantidade do hormônio presente na amostra, por isso, um teste mais específico. Um exemplo desse teste, é o exame de sangue colido da mãe, inclusive capaz de estimar o tempo de gravidez.