Forma rápida e eficaz para tratar o furúnculo em casa
O furúnculo é uma infecção de pele, que atinge o folículo piloso e a glândula sebácea associada, provocando a formação de pus e de uma área inflamada ao redor.
Grande parte dos furúnculos não exige um tratamento médico específico e pode ser resolvido em casa com algumas medidas simples.
1. Aplicar compressa quente
O tratamento do furúnculo em casa consiste principalmente na aplicação de compressas de água quente na região inflamada, assim se diminui a inflamação e melhora o furúnculo mais rapidamente.
- Deve-se preparar a compressa, molhando um pano limpo em água quente. Deve-se estar atento a temperatura da água para que não sejam provocadas queimaduras, principalmente em crianças.
- Depois pode-se pousar o pano úmido na região afetada e segurar a compressa por 10 a 15 minutos.
- O procedimento deve ser repetido 3 a 4 vezes ao dia, até a rutura da bolha de pus e resolução do quadro.
2. Limpar a área afetada
Mantenha a área afetada pelo furúnculo sempre muito limpa, lave frequentemente com água e sabão. Após a rutura, pode ser feito um curativo com gaze para manter a região coberta.
3. Não espremer ou furar
Não se deve furar ou espremer o furúnculo, pois aumenta o risco de contaminação. A sua rutura irá ocorrer espontaneamente com o tratamento.
4. Uso de medicamentos
Para ajudar no alívio dos sintomas de dor, vermelhidão e inchaço remédios como analgésicos ou anti-inflamatórios podem ser utilizados por um curto período.
Quando devo procurar um médico?
Deve-se procurar um médico para uma avaliação, quando:
- O furúnculo não melhorar após 2 semanas de tratamento em casa;
- O furúnculo aparecer na região do rosto, nariz ou perto dos olhos;
- Quando apresentar também febre, mal-estar ou outros sintomas;
- Quando o furúnculo apresentar grandes dimensões;
- Quando apresentar uma grande quantidade de furúnculos ou tiver episódios repetidos.
Casos mais complicados de furúnculo podem exigir um tratamento médico com o uso de medicamentos antibióticos, que combatem as bactérias causadoras da infecção, ou drenagem do pus a ser feita pelo médico.
Para mais informações consulte um dermatologista ou médico de família.