Perguntar
Fechar

O que é um furúnculo e como se forma?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Furúnculo é uma infecção que ocorre no interior do folículo piloso e se estende pelo tecido subcutâneo e na pele ao redor do folículo (pelo). Essa infecção provoca um pequeno abscesso arredondado e repleto de pus.

O furúnculo se forma quando uma bactéria penetra no folículo piloso e se prolifera. A secreção se torna purulenta e a região fica inflamada, avermelhada, quente, dolorosa e com o centro amarelado.

Furúnculo
Furúnculo

Quais as causas do furúnculo?

Os furúnculos geralmente são causados por uma bactéria que está naturalmente presente na superfície da pele, chamada Staphylococcus aureus.

Conforme o estado de saúde geral da pessoa, do ambiente ou outros fatores, as bactérias podem penetrar no folículo piloso e causar uma infecção, gerando o furúnculo.

Dentre os fatores que aumentam as chances de furúnculos estão calor, umidade, diabetes, excesso de peso, alergias, asma, bronquite, rinite, desnutrição, má higiene, roupas justas, pele oleosa, baixa imunidade e predisposição genética.

Furúnculo é contagioso?

O furúnculo é contagioso. A transmissão da bactéria ocorre principalmente pelo contato direto com a secreção purulenta. É comum a bactéria se instalar nas fossas nasais da pessoa, por ser um ambiente quente e úmido.

Para evitar a contaminação, recomenda-se que as pessoas que vivem na mesma casa do doente apliquem no nariz cremes de antibióticos, além de adotarem medidas de prevenção.

Como prevenir furúnculos?

Essas medidas servem para auxiliar a prevenção de furúnculos e também ajudam na recuperação após a instalação da infecção:

  • Lavar as mãos várias vezes ao dia;
  • Evitar usar roupas muito justas, pois além do atrito que causam na pele, dificultam a evaporação do suor, aumentando a umidade;
  • Mudar as roupas de cama semanalmente;
  • Mudar as toalhas de banho frequentemente;
  • Tomar banho regularmente;
  • Não coçar, furar ou espremer o furúnculo para não espalhar a infecção e piorar o quadro.

O que fazer em caso de furúnculo?

Geralmente, o furúnculo se resolve naturalmente e a pessoa não precisa procurar o serviço de saúde. Porém, se o furúnculo não diminuir, a dor aumentar ou houver febre, convém procurar alguma unidade de saúde para avaliação.

Em casa, a pessoa pode aplicar compressas de água quente no furúnculo, 3 vezes ao dia. O calor ajuda a drenar a ferida naturalmente. Nunca esprema o furúnculo.