Formigamento na cabeça pode ser sinal de hiperparatireoidismo, enxaqueca com aura ou ainda problemas mais graves como infarto e AVC (derrame).
O formigamento normalmente é causado por compressão de algum nervo ou falta de sangue, mas as causas variam e, por isso, é importante estar atento/a também a outros sintomas.
No hiperparatireoidismo (excesso de funcionamento das glândulas paratireoides), além do formigamento na cabeça e em outras partes do corpo, a pessoa também pode apresentar:
- Fraqueza muscular;
- Falta de apetite;
- Cansaço;
- Emagrecimento;
- Prisão de ventre;
- Dor abdominal;
- Náuseas;
- Vômitos.
A enxaqueca com aura caracteriza-se por dor de cabeça, distúrbios visuais, auditivos, sensitivos ou motores. Entre eles estão:
- Formigamento na cabeça, boca, língua e membros;
- Dificuldade para falar;
- Tontura;
- Visão borrada.
Se o formigamento na cabeça vier acompanhado por formigamentos no rosto, braço ou perna apenas de um lado do corpo, pode ser sinal de "derrame" (Acidente Vascular Cerebral - AVC) e a pessoa deve ir imediatamente ao hospital.
Quando o formigamento corre para o braço, principalmente o esquerdo, e é seguido por sintomas como dor no peito ou no pescoço, dor no braço (normalmente esquerdo), falta de ar, suor e náuseas, pode ser o início de um infarto e a pessoa deve procurar um pronto-socorro o mais rápido possível.
Se o formigamento na cabeça persistir, o mais indicado é procurar o/a clínico geral, médico/a de família ou neurologista.
Pode lhe interessar ainda: Sinto estalos em minha cabeça, como estalar de dedos. O que pode ser?