Perguntar
Fechar

Fumante passivo é pior do que ativo?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não. Na verdade, até o momento, os estudos mostram que o prejuízo pode ser igual ou pouco menor para o fumante passivo, o que já é bastante assustador, visto que existe uma quantidade grande de fumantes passivos no Brasil, e o tabagismo ativo é a principal causa de morte evitável na população, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os prejuízos do fumo passivo estão muito próximos aos do fumo ativo, porém, em menor grau, uma vez que a exposição é geralmente menor. Para não ser prejudicado, um não-fumante deveria ficar a pelo menos 15 metros de um fumante em um ambiente aberto.

Isso porque a fumaça que sai da ponta do cigarro contém as mesmas substâncias tóxicas inaladas pelo fumante ativo, só que numa concentração muito maior, uma vez que não é filtrada. Além disso, o fumante passivo também inala a fumaça expelida por quem está fumando.

Sabendo que a fumaça do cigarro contém pelo menos 43 substâncias consideradas cancerígenas e que o fumo passivo é a terceira maior causa de morte evitável, segundo a OMS, ficando atrás apenas do tabagismo ativo e do consumo excessivo de álcool, os órgãos de saúde vêm intensificando as campanhas de esclarecimento e apoio ao tratamento contra o tabaco.

Os locais em que o fumante passivo está mais exposto e, portanto, corre mais riscos de doenças devido ao fumo, são os ambientes fechados, como bares, restaurantes, ambientes de trabalho e a própria casa.

Por fim, existem diversos tratamentos e campanhas de auxílio para PARAR DE FUMAR, como medicamentos, adesivos e terapias complementares, que alcançam altos índices de bons resultados. A frequência de falha no tratamento está mais associada ao paciente que tenta interromper o vício sem ajuda.

O/A médico/a de família, clínico/a geral ou pneumologista poderá iniciar o tratamento, além de oferecer todos os esclarecimento e acompanhamento adequado.

Também pode lhe interessar:

Quais são os efeitos da nicotina no organismo?

Como funciona o adesivo de nicotina para parar de fumar?

Fumar narguilé faz mal?