Grávida pode fazer acupuntura?

Sim, grávida pode fazer acupuntura durante os 9 meses de gravidez, desde que faça o tratamento com um médico devidamente especializado e treinado no uso da técnica. A acupuntura pode ser muito útil para aliviar os sintomas indesejados da gestação, como náuseas, vômitos, azia, ansiedade, dor nas costas, dor de cabeça, variações de humor, dificuldade para dormir, entre outros. Uma das vantagens da acupuntura é evitar ou reduzir o uso de medicamentos pela gestante.

No 1º trimestre de gravidez, a acupuntura serve principalmente para amenizar as náuseas, o mal-estar e as alterações emocionais. No 2º trimestre, o tratamento é voltado para o alívio da azia e problemas digestivos, bem como melhora da qualidade do sono. Ao final da gestação, a acupuntura é indicada sobretudo para as dores na coluna lombar.

A acupuntura também pode ser utilizada para estimular o trabalho de parto, além de acelerar a recuperação e auxiliar a produção de leite no pós-parto, atuando no reequilíbrio das funções do organismo e na produção hormonal.

Publicidade

Leia também: 7 Coisas que uma Grávida Não Deve Fazer

O que é acupuntura?

A acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa. A técnica consiste na estimulação de pontos específicos na superfície do corpo por meio de agulhas. A estimulação também pode ser feita com calor, corrente elétrica e laser. O objetivo da acupuntura é manter o equilíbrio entre yin e yang (forças fundamentais opostas) e fortalecer o equilíbrio da energia vital Qi e da circulação sanguínea através dos meridianos. Sabe-se que a acupuntura provoca impulsos elétricos que agem diretamente nos centros que controlam as funções do organismo.

Lembrando que a acupuntura deve ser realizada por um médico especializado, com conhecimentos de Medicina Tradicional Chinesa, pois existem pontos que não podem ser estimulados na grávida. Para maiores esclarecimentos sobre o uso da acupuntura na gravidez, fale com o seu médico obstetra.

Também podem lhe interessar:

Grávida pode tomar antidepressivo?

Mulher grávida pode fazer chapinha?

Fazer tatuagem durante a gravidez faz mal? E durante a amamentação?