Sim, grávida pode e deve fazer tratamento dentário. Uma infecção bucal é mais prejudicial para mãe e bebê do que os riscos do tratamento odontológico em si.
Sabe-se que as infecções nas gengivas ou nos dentes da mãe aumentam o risco de aborto, parto prematuro e outras complicações neonatais.
Grávida pode tomar anestesia local, tirar raio-x e até extrair dente, mas convém esperar passar o primeiro trimestre de gravidez. O período ideal para a realização do tratamento odontológico é o 2.º trimestre, evitando-se o primeiro e o terceiro trimestre.
Veja também: Mulher grávida ou que está amamentando pode tomar anestesia no dentista?
As mudanças hormonais, que ocorrem durante a gestação, deixam a mulher mais suscetível às doenças periodontais. Daí a importância em fazer uma visita ao dentista durante a gravidez, uma espécie de "pré-natal odontológico", para evitar que a falta de saúde bucal interfira no desenvolvimento do bebê.
No entanto, é recomendável adiar os tratamentos dentários que não são urgentes para depois da gravidez, como os tratamentos estéticos, a colocação de aparelho, além de outros procedimentos longos e complexos.
Em todo caso, o dentista deverá ser sempre informado sobre a gravidez, para tomar as devidas precauções e escolher as opções de tratamento mais indicadas, de acordo com a situação.
Pode também interessar-lhe: