Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Homem pode tomar anticoncepcional feminino?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Não, homem não pode tomar anticoncepcional feminino. Além de não ter nenhum efeito contraceptivo em homens, os anticoncepcionais possuem hormônios femininos em altas concentrações, por isso são contraindicados para o sexo masculino.

As grandes concentrações de hormônios femininos estrógeno e progesterona na pílula anticoncepcional diminui a ação do hormônio masculino testosterona, que é responsável pelas características físicas e sexuais do homem.

Portanto, se um homem usar por tempo prolongado um anticoncepcional feminino, irá desenvolver características de mulher, como:

  • Crescimento das mamas;
  • Acúmulo de gordura no quadril;
  • Alteração nos testículos;
  • Diminuição da produção de espermatozoides;
  • Impotência sexual.

Leia também: O que acontece se o homem tomar anticoncepcional feminino.

O uso do hormônio feminino estrógeno já foi usado em homens para tratar casos avançados de câncer de próstata, sendo uma alternativa à retirada cirúrgica dos testículos.

Isso porque a testosterona, que é produzida nos testículos, estimula o crescimento das células cancerosas e o uso de estrogênio diminui os níveis de testosterona, o que ajuda a desacelerar o crescimento do tumor ou até diminuir o seu tamanho. Porém, devido aos efeitos colaterais, o uso do estrógeno foi substituído por outras formas de terapia hormonal.

Para maiores informações sobre os efeitos do anticoncepcional em homens, consulte um médico endocrinologista ou urologista.

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?