Perguntar
Fechar

5 passos para uma aplicação intramuscular segura no glúteo

Dra. Janessa Oliveira
Dra. Janessa Oliveira
Farmacêutica-Bioquímica

Se for tomar uma injeção intramuscular glútea, conhecer o que é certo e errado na aplicação pode ajudar a ter mais segurança sobre o efeito do medicamento ou perceber riscos.

Aqui vão algumas dicas de “certo” e “errado” que alertam o que é importante para uma aplicação intramuscular glútea segura:

1. Preparo da seringa

Certo

Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar: o medicamento, a seringa e a agulha para a aplicação do medicamento têm que ser estéreis (sem contaminação). Observe o preparo anterior à aplicação para saber se eles foram retirados da embalagem na hora do uso. Isto também garante que a seringa e a agulha não foram usadas antes.

Se for possível, confira o comprimento e o calibre da agulha. Quando a parte plástica que encaixa na seringa é verde, a agulha serve para medicamentos oleosos, viscosos ou suspensões — exemplos destes medicamentos são os anticoncepcionais e a penicilina benzatina (Benzetacil®).

Observe também se o medicamento está na embalagem original e sua validade. Veja se o nome na embalagem é o mesmo que está na receita médica.

Para o preparo da seringa, o local onde a agulha é encaixada e a ponta das agulhas precisam permanecer sem contaminação. Por isso, estas partes não podem tocar em nenhum outro lugar que não seja a embalagem.

Errado

Seringas e agulhas que estão fora das embalagens originais podem ter sido usadas. Mesmo que não foram, podem estar contaminadas. Seu uso pode trazer infecções.

Medicamentos fora da validade não devem ser usados.

2. Preparo do medicamento

Certo

Os frascos de medicamentos precisam ser limpos com álcool antes de serem usados. O profissional tem que ter todo o cuidado durante o preparo para que a agulha e o medicamento permaneça sem contaminação. A quantidade de medicamento na seringa tem que corresponder com a receita médica.

No caso de medicamentos em frasco-ampola (com tampa de borracha), a agulha utilizada para furar a tampa de borracha e aspirar o medicamento fica menos afiada. Ela deve ser trocada por uma nova que irá machucar menos.

Errado

A seringa com ar ou restos de medicamentos no frasco podem fazer com que a quantidade a ser aplicada seja menor. Isso pode diminuir o efeito do medicamento.

3. Cuidados antes de aplicar o medicamento

Certo

O profissional que fará a aplicação costuma explicar o que irá fazer, para tranquilizar você. Ele pode perguntar se já tomou alguma vez o medicamento e se já teve alguma alergia.

Caso a aplicação seja feita em um hospital, o profissional poderá pedir para que se deite de lado ou de bruços.

No caso de ser realizada em uma farmácia, você deverá se posicionar de pé, de costas e com a perna correspondente ao lado onde será realizada a aplicação dobrada e relaxada. Isso faz com que você sinta menos dor durante a aplicação. Deve haver um local apropriado para poder se sentar após o procedimento, caso precise.

No caso de você ter que tomar mais de uma injeção para o tratamento, é indicado que faça um rodízio do local da aplicação. Ou seja, alterne o lado da injeção.

Errado

Fazer a aplicação intramuscular glútea em áreas comuns, como corredores, aumenta o risco de contaminação e de erros na aplicação e ainda não respeita o seu direito à privacidade. A aplicação deverá ser realizada em uma sala especificamente destinada para isso. Quando entrar na sala, observe a limpeza e ventilação do local.

4. Local adequado de aplicação

Certo

Antes de fazer a aplicação, a pele do local deve ser limpa com álcool 70%. Deve-se esperar que o local seque antes da aplicação.

Você não precisa abaixar totalmente sua roupa, porque a aplicação é feita na parte mais alta do glúteo.

Para diminuir o risco de atingir o nervo ciático com a agulha durante a aplicação, o profissional “mapeia” a região segura do glúteo. Uma linha horizontal imaginária passa pela ponta da divisão das duas partes do glúteo. Outra linha imaginária vertical divide o lado da aplicação ao meio. O local mais seguro para a aplicação é a parte lateral superior.

Errado

A aplicação intramuscular glútea não é segura em crianças até dois anos. Neste caso, a injeção é aplicada na lateral da coxa. Um adulto precisa segurar com firmeza a criança, evitando que mova os braços e as pernas.

Fazer a injeção do medicamento nas outras partes do glúteo traz maior risco de uma lesão do nervo ciático. Isto pode acarretar de dor até a perda de movimentos. O lugar mais seguro para evitar a lesão do nervo durante a aplicação no glúteo é a região ventroglútea (lateral do quadril).

5. Técnica correta para aplicação

Certo

Técnica em “Z”: deve ser utilizada para medicamentos com alta viscosidade, oleosos e suspensões (anticoncepcionais injetáveis, ferripolimaltose e alguns antibióticos, por exemplo). Isto impedir o refluxo do medicamento. A pele deve ser esticada para cima ou para baixo, no local da injeção. Você pode sentir se isso foi feito.

O medicamento é injetado lentamente para dar menos dor durante a aplicação. Depois que termina, o profissional pressiona o local da aplicação por cerca de 30 segundos para diminuir a chance de o local ficar roxo.

Por fim, é colocado um curativo no local. Ele pode ser removido pouco tempo depois da injeção. Só precisa proteger o local até que pare de sair sangue.

Errado

Caso aconteça refluxo do medicamento, uma quantidade menor fica disponível. Não dá para prever se ele terá o efeito esperado.

O efeito do medicamento pode ficar comprometido para pacientes obesos mesmo quando a técnica em "Z" for utilizada. Neste caso, é mais indicada a aplicação na região ventroglútea (mais ao lado do quadril).

Para aumentar a segurança

A aplicação na região ventroglútea (lateral do quadril) é indicada como a mais segura para evitar a lesão do nervo ciático em idosos e pessoas muito magras. Ela também garante que a aplicação foi realizada no músculo em pessoas com uma camada mais grossa de gordura, como os obesos e as mulheres.

A via oral sempre deve ser preferida quando o medicamento puder ser utilizado desta forma, por ser a opção mais segura.

Você pode quer saber:

Em crianças, qual o local correto para a aplicação de uma injeção?

Dor e caroço no local da injeção: o que pode ser e o que fazer?

Dúvidas sobre anticoncepcionais injetáveis

O que fazer no caso de aplicação intramuscular no glúteo errada?

Referências

Alcantara F. POP 053: Aplicação de Injetáveis.

Lott B. E-book aplicação de injetáveis. 7 respostas completas para suas principais dúvidas.

Jornal BD Mão Boa. Ano VI. Número 24. 2008

Mishra P, Stringer MD. Sciatic nerve injury from intramuscular injection: a persistent and global problem. The International Journal of Clinical Practice. 2010; 64(11): 1573-1579