Perguntar
Fechar

Injeção anticoncepcional causou dor fora do normal, é possível ter sido mal administrada e não funcionar?

A aplicação da injeção anticoncepcional com dor fora do normal pode ser o resultado de falha na administração, embora a dor também possa ser causada pela característica oleosa (viscosa) do líquido dos anticoncepcionais. A técnica correta de aplicação do anticoncepcional injetável deve ser por via intramuscular profunda, no músculo do bumbum (glúteo) e não se deve massagear ou aplicar qualquer tipo de compressa no local. Desta forma, os hormônios presentes na injeção ficam depositados no músculo, sendo absorvidos pela corrente sanguínea e liberados gradual e continuamente de modo a prevenir a gravidez.

Caso haja a formação de uma espécie de calombo no local da aplicação, significa que houve uma aplicação muito superficial e isso interferirá na ação do anticoncepcional.

Em caso de dúvida sobre a ação adequada do anticoncepcional injetável deve-se utilizar um outro método para prevenir a gravidez, como a camisinha, e consultar um ginecologista.