Mancha branca no dente: o que pode ser?
Mancha branca no dente pode ser sinal de cárie, defeito na formação do esmalte ou ainda ingestão excessiva de flúor. O tratamento para remover as manchas brancas depende da causa e pode incluir mudanças na alimentação, higienização bucal, tratamento com flúor e microabrasão.
A mancha branca causada pela cárie está relacionada com a perda de mineral pelo esmalte do dente. Se for detectada numa fase inicial, a remineralização ainda é possível.
A hipoplasia do esmalte é outra causa comum de mancha branca no dente. Trata-se de uma formação incompleta ou defeituosa do esmalte, que pode ter origem em fatores hereditários ou ambientais, como falta de vitaminas, traumatismos locais ou ainda doenças como sarampo e varicela.
Quando a causa da hipoplasia do esmalte é hereditária, as manchas brancas ocorrem nos dentes de leite e também nos permanentes. Se o problema tiver origem em fatores ambientais, as manchas podem surgir em apenas uma das dentições.
As manchas brancas nos dentes também podem ter como causa a ingestão de flúor em excesso, uma condição denominada fluorose. Esses casos são frequentes em regiões cuja água é fluoretada. A fluorose também ocorre em crianças que engolem constantemente muita pasta de dentes, principalmente quando ainda são pequenas e não conseguem cuspir.
As manchas nos dentes devem ser avaliadas por um dentista para que o tipo de mancha seja devidamente diagnosticado e a pessoa receba o tratamento adequado.
Também podem lhe interessar:
Sulfato ferroso usado para anemia escurece os dentes?