Perguntar
Fechar

Mancha branca na unha: quais as causas e como tratar?

Mancha branca na unha pode ter diversas causas. A leuconíquia, termo médico para as manchas esbranquiçadas nas unhas, pode ser causada por vários fatores, que vão desde à falta de vitaminas e minerais ao uso de produtos químicos.

A falta de vitaminas B6 e B12, zinco e ferro, podem deixar as unhas fracas e quebradiças, o que as torna mais suscetíveis ao aparecimento de manhas brancas.

O uso frequente de produtos químicos agressivos, detergentes, produtos de limpeza e removedores de esmalte também podem causar manchas brancas nas unhas.

Além disso, o próprio atrito ou choque constante das unhas com alguma superfície áspera ou rígida também pode deixar as unhas com manchas esbranquiçadas.

O primeiro passo para acabar com as manchas brancas nas unhas é identificar e eliminar ou tratar a causa do problema. Depois disso, o tratamento visa fortalecer as unhas com vitaminas e outros princípios ativos e assim torná-las menos propensas ao aparecimento das manchas.

Produtos com pró-vitamina B5 ajudam a fortalecer as unhas fracas e quebradiças. O uso de queratina (proteína que forma as unhas) também pode aumentar a consistência das mesmas. Já o princípio ativo methiosilane C promove a regeneração das unhas.

Suplementos com vitamina H, vitamina B12, vitamina B6, cisteína, metionina, silício e zinco também podem contribuir para o crescimento saudável das unhas.

Em caso de mancha branca na unha, consulte um médico clínico geral, um médico de família ou vá diretamente a um dermatologista para receber um diagnóstico e orientações quanto ao tratamento mais adequado.

Também pode lhe interessar:

Unhas amareladas podem ser sinal de doença?

Tenho manchas brancas na pele. O que pode ser?