Perguntar
Fechar

Mancha branca na unha: quais as causas e como tratar?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Mancha branca na unha pode ter diversas causas. Uma das principais causas é a leuconiquia, termo médico para as manchas esbranquiçadas nas unhas, é uma condição benigna, sem importância clínica. Geralmente as manchas causadas pela leuconiquia somem espontaneamente depois de algum tempo.

Outras situações podem causar alterações nas unhas, que podem levar a uma aparência mais esbranquiçada ou formação de pequenas manchas brancas:

  • O uso frequente de produtos químicos agressivos, detergentes, produtos de limpeza e removedores de esmalte podem causar manchas brancas nas unhas.
  • Traumas nas unhas causadas, o próprio atrito ou choque constante das unhas com alguma superfície áspera ou rígida também pode deixar as unhas com manchas esbranquiçadas.

Na maioria dos casos as manchas somem sozinha com o decorrer do tempo, portanto não há com o que se preocupar e nenhum tratamento é necessário. É importante estar atento ao uso de substâncias, esmaltes, acetonas e outros compostos que podem estar prejudicando as unhas e evitá-los.

Leuconiquia

Existem alguns suplementos vitamínicos e de nutrientes, compostos de vitamina H, vitamina B12, vitamina B6, cisteína, metionina, silício e zinco, que supostamente fortalecem as unhas e tornam-as menos propensas ao aparecimento de manchas. Contudo não há evidências consistentes que de fato esses suplementos sejam realmente eficazes.

Em caso de mancha branca na unha, consulte um médico clínico geral, um médico de família ou vá diretamente a um dermatologista para uma avaliação.

Também pode lhe interessar:

Unhas amareladas podem ser sinal de doença?

Tenho manchas brancas na pele. O que pode ser?