Pergunte ao Médico
Como Funciona

Menstruação diferente e pouca pode ser gravidez?

Eu e minha namorada tivemos relações sexuais desprotegidas utilizando apenas o coito interrompido. A menstruação dela costuma ser irregular e estava prevista para vir no dia 26 de junho, mas nesse dia começou a descer um corrimento marrom e depois clareou e ficou um rosa bem clarinho, como se fosse um sangue bem diluido. O fato é que ela não sentiu cólinas e nem dores nos seios. Esse corrimento durou cerca de 4 dias como se fosse menstruação mesmo, e quando foi no dia 4 de julho ela começou a ter dores fortes de cólica e no dia seguinte dores nos seios, mas hoje , dia 8 de julho as dores já se passaram e a menstruação de fato ainda não veio. No dia 1 de julho, fizemos um teste de farmácia e deu negativo, o que pode ser isso doutor? Há possibilidades dela estar grávida? A menstruação ainda deve vir? Lembrando que há um ano atrás ela teve um atraso de 16 dias na menstruação.
fotografia do autor
Medicina de Família e Comunidade

Em uma relação sexual desprotegida em que ocorre o coito interrompidochance de ocorrer a gravidez.

O coito interrompido não é uma técnica indicada enquanto método contraceptivo. O coito interrompido, caracterizado pela ejaculação fora da vagina, pode apresentar falhas no tempo em que a ejaculação ocorre, além de poder conter esperma no líquido pré-ejaculatório. Sendo assim, a taxa de falha do coito interrompido é em torno de 20%.

Após uma relação havendo coito interrompido, a mulher pode engravidar.

Publicidade

O sangramento descrito pode ser considerado a menstruação, mas pode se tratar de outros tipos de sangramento.

Por isso, diante um atraso menstrual, é recomendado a realização de um teste de gravidez para saber melhor se a mulher está grávida ou não. No período em que realizou o teste de farmácia foi um período muito próximo para dar resultado positivo. Então, é recomendado repetir o teste para saber se está grávida ou não.

Como o ciclo menstrual é desregulado e não há desejo de gravidez, seria importante escolher um método contraceptivo eficaz e seguro para o casal. Procure um serviço de saúde para uma consulta de planejamento familiar e avaliação do método contraceptivo mais apropriado na situação de vocês.