Perguntar
Fechar

Na gravidez, quando é possível ouvir o coração do bebê?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Depende de qual exame fará uso. Existem quatro exames ou formas atualmente para ouvir o coração do bebê, cada uma tem um tempo diferente para ser indicada. São elas:

  1. Através do Ultrassom obstétrico, o primeiro exame solicitado a uma gestante, que aos 8 semanas já possibilita ouvir bem os batimentos cardíacos do bebê;
  2. O aparelho Sonar Doppler ou Doppler fetal, é utilizado pelo médico a partir de 10 a 12 semanas. Esse exame permite ouvir com mais nitidez os batimentos, e existem aparelhos para venda no mercado. Este aparelho é capaz de amplificar as ondas sonoras de forma que fiquem audíveis ao examinador;
  3. Através do estetoscópio de Pinard, a partir de 18 a 20 semanas, médico/a e gestante conseguem ouvir bem os batimentos do bebê. Sabendo que quanto melhor a qualidade do estetoscópio, mais fácil fica a audição;
  4. E mais recentemente, aplicativos gratuitos (App) foram disponibilizados, com possibilidade de ouvir e gravar batimentos cardíacos do bebê, podendo até compartilhar, porém a partir de 30 semanas, embora algumas mães relatem ouvir desde 12. Contudo, esses Apps podem ser baixados desde o início da gestação, pois além dos batimentos cardíacos, monitoram pequenos movimentos do bebê, humor da mãe, e possibilitam chats de troca de experiências entre as usuárias.

O que pode dificultar na ausculta dos batimentos cardíacos do bebê?

Se o médico não conseguir ouvir os batimentos cardíacos do feto, o que pode acontecer em alguns casos, é um sinal de que a gravidez ocorreu há menos tempo do que a mulher imagina.

Outros fatores que podem interferir e dificultar essa ausculta são, o aumento do peso, a qualidade do aparelho que está fazendo uso e a posição do bebê ou mesmo do útero dentro do abdômen.

No caso de dúvidas, agende consulta com seu médico obstetra, e siga rigorosamente as orientações do seu pré-natal para manter uma gestação saudável.