Para melhorar a sua experiência no site utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios.
Clique em Aceitar e fechar para consentir a utilização dos cookies.

Visite a política de privacidade para mais informações.

Na gravidez, quando é possível ouvir o coração do bebê?

Dra. Rafaella Eliria Abbott Ericksson
Clínica médica e Neurologia

Depende de qual exame fará uso. Mas a partir de 8 semanas, já pode ser possível, através da ultrassonografia obstétrica, ouvir os batimentos cardíacos do bebê.

Existem quatro exames ou formas atualmente para ouvir o coração do bebê, cada uma tem um tempo diferente para ser indicada. São eles:

  1. Ultrassom obstétrico, o primeiro exame solicitado a uma gestante, que com 8 semanas já possibilita ouvir bem os batimentos cardíacos do bebê;
  2. Sonar Doppler ou Doppler fetal, realizado com 10 a 12 semanas, que permite ouvir com mais nitidez os batimentos fetais. Este aparelho é capaz ainda de amplificar as ondas sonoras, de forma que fiquem audíveis aos pais, durante a consulta;
  3. Estetoscópio de Pinard, a partir de 18 a 20 semanas, médico/a e gestante conseguem ouvir bem os batimentos do bebê. Sabendo que quanto melhor a qualidade do estetoscópio, mais fácil fica a percepção;
  4. E mais recentemente, aplicativos gratuitos (App) foram disponibilizados, com possibilidade de ouvir e gravar batimentos cardíacos do bebê, podendo até compartilhar, porém a partir de 30 semanas, embora algumas mães relatem ouvir desde 12. Os Apps têm outra vantagem, de auxiliar a gestante durante toda a gestação, com monitoramento de pequenos movimentos do bebê, humor da mãe, dicas alimentares e de cuidados gerais, além de chats de troca de experiências entre as usuárias.

O que pode dificultar na ausculta dos batimentos cardíacos do bebê?

Se o médico não conseguir ouvir os batimentos cardíacos do feto, o que pode acontecer em alguns casos, pode ser um sinal de que a gravidez ocorreu há menos tempo do que a mulher imagina, por isso ainda está precoce para a avaliação.

Outros fatores que interferem e dificultam essa ausculta são:

  • aumento do peso,
  • qualidade ruim do aparelho que está fazendo uso,
  • posição do bebê, ou mesmo do útero dentro do abdômen.

No caso de dúvidas, agende consulta com seu médico obstetra, e siga rigorosamente as orientações do seu pré-natal para manter uma gestação saudável.

Conheça ainda mais sobre esse assunto nos artigos a seguir:

Com 3 meses de gravidez é possível ver o sexo do bebê?

Com quantas semanas dá para ver o bebê no ultrassom?

O que é ultrassom obstétrico e para que serve?

Esta informação foi útil?
Obrigado. Como podemos melhorar ainda mais?
Como podemos melhorar?