O medicamento Efexor (cloridrato de venlafaxina) engorda?
Gostaria de saber se o medicamento Efexor (cloridrato de venlafaxina) engorda?
A venlafaxina pode causar mais frequentemente perda de peso e menos frequentemente ganho de peso, portanto, é possível ocorrer tanto ganho quanto perda de peso com esse medicamento, no entanto, perder peso é mais comum.
Venlafaxina engorda ou emagrece?
A venlafaxina pode causar tanto aumento quanto diminuição do peso, ambos são efeitos possíveis. Alterações no peso estão descritas como efeitos adversos desse medicamento da classe dos antidepressivos, isto porque este remédio causa alterações na regulação do apetite e da saciedade.
Contudo, 1 a 10 utilizadores a cada 100 relatam emagrecimento, enquanto que 1 a 10 utilizadores a cada 1000 relatam ganho de peso, por isso, engordar com a venlafaxina é muito mais raro, é mais comum emagrecer.
O que é a venlafaxina e para que serve?
O cloridrato de venlafaxina é um medicamento antidepressivo, que pertence à classe dos inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (IRSNs). Este grupo de medicamentos é utilizado principalmente para tratar a depressão e transtornos de ansiedade. Alguns nomes comerciais da venlafaxina são Alenthus, Venlafaxin, Efexor e Venlift.
Quais os principais efeitos adversos da venlafaxina?
Os efeitos adversos mais frequentes da venlafaxina são:
- Dor de cabeça;
- Tontura;
- Fadiga;
- Náuseas;
- Boca seca;
- Sudorese intensa;
- Constipação;
- Insônia e sonhos anômalos;
- Nervosismo e agitação;
- Visão enevoada;
- Rubor;
- Palpitações;
- Diminuição no apetite;
- Diminuição da libido, anorgasmia e outras disfunções sexuais.
Para mais esclarecimentos sobre o uso da venlafaxina e o seu efeito sobre o peso e o metabolismo, ou na presença de efeitos adversos intensos consulte o seu médico.