Perguntar
Fechar

O que é Colposcopia?

A colposcopia é um procedimento realizado para examinar a vagina, a vulva e o colo do útero, com o uso de um colposcópio. Sua realização demora, normalmente, de 10 a 20 minutos e não dói, mas pode causar um ligeiro desconforto.

Não há contraindicação para a realização da colposcopia em grávidas. Geralmente a colposcopia é realizada quando o exame de papanicolau ou citologia oncótica apresenta um resultado anormal.

Colposcopia

Como é feita a colposcopia?

Durante a colposcopia, a mulher fica deitada em posição ginecológica. A seguir, é introduzido na vagina um instrumento conhecido como bico de pato.

O colposcópio é então posicionado e, através do uso de líquidos específicos, é possível visualizar anormalidades na vagina, na vulva e no colo uterino.

Como é feita a colposcopia
Colposcópio

O colposcópio é um aparelho semelhante a um microscópio, dotado de lentes de aumento e luzes, específico para examinar a vagina, vulva e o colo do útero, permitindo uma melhor visualização de lesões nesses locais. Durante o procedimento, o aparelho não é introduzido nem entra em contato com a mulher.

Colposcopia com biópsia

Em alguns casos, a colposcopia pode ser feita com biópsia. No procedimento, é retirado um pequeno fragmento de lesões ou alterações observadas no exame. Depois, o material é analisado em laboratório para diagnosticar o tipo de lesão, conforme as características celulares observadas ao microscópio.

Como é o preparo para a colposcopia?

  • Não aplicar cremes, medicamentos ou duchas vaginais nas 48 horas anteriores ao exame,
  • Não manter relações sexuais nas 48 horas anteriores ao exame;
  • Não estar menstruada;
  • Procurar esvaziar a bexiga antes do exame, para proporcionar um maior conforto durante sua realização.

O uso de medicamentos ou a suspensão deles para a realização do exame vai depender da orientação médica. É importante que a mulher leve os exames anteriormente realizados (papanicolau ou colposcopias) caso o médico não os tenha.

O ginecologista é o especialista responsável pela realização da colposcopia.