O que é disidrose?
Disidrose é uma doença de pele não contagiosa, caracterizada pela formação de pequenas bolhas (vesículas) nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, que podem ou não coçar. Essas vesículas geralmente se rompem depois de alguns dias e ocorre descamação e formação de crostas no local das lesões.
Dentre as causas da disidrose estão fatores emocionais, alergias, medicamentos e micoses, embora muitas vezes não tenha uma causa conhecida.
A disidrose afeta homens e mulheres de todas as idades, embora seja mais comum entre os 20 e os 40 anos de idade. O seu aparecimento é frequentemente associado ao estresse
emocional ou ao suor excessivo nas mãos e nos pés, sobretudo durante o verão.
Quais os sintomas da disidrose?
- Pequenas bolhas de água (vesículas), profundas, com base avermelhada, que surgem principalmente nas palmas das mãos e nas laterais dos dedos, podendo acometer também a planta dos pé;
- Sensação de calor e coceira nos locais das lesões antes dos surtos;
- As lesões podem ser dolorosas se o local estiver com rachaduras ou infeccionado;
- Pode ou não causar coceira;
- Posteriormente, é comum haver descamação e formação de crostas no local das lesões;
- As unhas podem ficar com a forma alterada.
Os sintomas da disidrose tendem a desaparecer espontaneamente após uma a três semanas, na maioria dos casos. O intervalo entre os surtos pode durar semanas ou meses.
Quais as causas da disidrose?
- Alergia a alguma substância específica, medicamentos ou alimentos;
- Presença de fungos em alguma região do corpo;
- Estresse emocional;
- Doenças associadas;
- Causas desconhecidas.
O tratamento da disidrose visa aliviar os sintomas, evitar o aparecimento de novas infecções e acelerar o processo de cura. A doença pode ser controlada através da identificação e retirada dos fatores desencadeantes.
O diagnóstico e o tratamento da desidrose são da responsabilidade do médico dermatologista.