Úlcera varicosa ou venosa é uma ferida de difícil cicatrização, causada por insuficiência venosa crônica.
A úlcera é uma ferida que pode ser ocasionada por pequenos traumas ou até espontaneamente, devido a falta de nutrição adequada naquela região, por má circulação sanguínea. Portanto, a úlcera varicosa é uma complicação comum da insuficiência venosa crônica não tratada.
Representa o estágio final das varizes, já que tende a surgir vários anos após seu aparecimento.
A úlcera varicosa ocorre principalmente em pessoas com idade avançada, excesso de peso, história de ferimentos nas pernas, flebite (inflamação da veia) e trombose venosa profunda.
Quais são as características das úlceras varicosas?
As características mais comuns das úlceras varicosas são:
- Tipicamente superficiais,
- Formato irregular, fundo avermelhado,
- Manchas escuras na pele, ao redor da ferida,
- Localizadas em regiões de proeminência ósseas, como na parte anterior da perna (canela), nos tornozelos e calcanhares,
- Sem dor ou pouca dor local,
- Varizes na perna acometida,
- Edema e vermelhidão ao redor da ferida.
Quais são as complicações das úlceras varicosas?
Dentre as complicações mais graves destacamos a celulite (infecção da pele), a osteomielite (infecção do osso) e até mesmo a transformação maligna, ou seja, existe o risco de evoluir para câncer, sobretudo as úlceras grandes e de duração prolongada.
Qual é o tratamento das úlceras varicosas? Tem cura?
O tratamento da úlcera varicosa é difícil e a sua cicatrização é lenta, mas pode atingir a cura completa quando bem tratada e acompanhada. O tratamento inclui:
- Curativos específicos e orientados por profissionais,
- Elevação das pernas por algum tempo, durante o dia,
- Uso de meias elásticas de média compressão,
- Oxigenoterapia hiperbárica e
- Cirurgia (em alguns casos).
O curativo específico geralmente já possui medicação e pode ser trocado menos vezes, acelerando a cura da ferida e evitando manipulação com menos risco de infecção e retorno da ferida.
A elevação das pernas por períodos do dia é fundamental para auxiliar no fluxo de sangue contra a gravidade.
As meias elásticas favorecem a circulação, com isso a cicatrização e devem ser usadas sempre que possível. Contudo, a compressão elástica só é indicada para cicatrizar úlceras em estágios iniciais, que não estejam complicadas.
Oxigenoterapia hiperbárica, é um tratamento bastante eficiente, aonde o paciente recebe oxigênio sob pressão, com aumento da oxigenação direta e também favorecendo a circulação sanguínea.
Já o tratamento cirúrgico pode ser indicado em alguns casos de úlcera varicosa. Através de técnicas específicas de cirurgia vascular, é possível remover ou fechar a veia doente.
O responsável pelo tratamento da úlcera varicosa é o médico angiologista ou cirurgião vascular.
Leia também:
Qual o tratamento para úlcera varicosa?