Furúnculo é uma inflamação que ocorre no interior do folículo piloso, local onde nasce o pelo, e se estende pelo tecido subcutâneo e na pele ao redor do folículo (pelo). Essa inflamação forma uma coleção de pus, chamada abscesso.
O furúnculo se forma quando uma bactéria penetra no folículo piloso e se prolifera, dando origem a celulas mortas (pus), que se caracterizam por pequena bolsa de aspecto amarelado, a secreção purulenta, ainda, região avermelhada, quente, dolorosa e com o centro amarelado (pus).
Quais as causas do furúnculo?
Os furúnculos geralmente são causados por uma bactéria que está naturalmente presente na superfície da pele, chamada Staphylococcus aureus.
Conforme o estado de saúde geral da pessoa, do ambiente ou outros fatores, as bactérias podem penetrar no folículo piloso e causar uma infecção, gerando o furúnculo.
Dentre os fatores que aumentam as chances de furúnculos estão calor, umidade, diabetes, excesso de peso, alergias, asma, bronquite, rinite, desnutrição, má higiene, roupas justas, pele oleosa, baixa imunidade e predisposição genética.
Furúnculo é contagioso?
O furúnculo é contagioso. A transmissão da bactéria ocorre principalmente pelo contato direto com a secreção purulenta. É comum a bactéria se instalar nas fossas nasais da pessoa, por ser um ambiente quente e úmido.
Para evitar a contaminação, recomenda-se que as pessoas que vivem na mesma casa do doente apliquem no nariz cremes de antibióticos, além de adotarem medidas de prevenção.
Como prevenir furúnculos?
Essas medidas servem para auxiliar a prevenção de furúnculos e também ajudam na recuperação após a instalação da infecção:
- Lavar as mãos várias vezes ao dia;
- Evitar usar roupas muito justas, pois além do atrito que causam na pele, dificultam a evaporação do suor, aumentando a umidade;
- Mudar as roupas de cama semanalmente;
- Mudar as toalhas de banho frequentemente;
- Tomar banho regularmente;
- Não coçar, furar ou espremer o furúnculo para não espalhar a infecção e piorar o quadro.
O que fazer em caso de furúnculo?
Geralmente, o furúnculo se resolve naturalmente e a pessoa não precisa procurar o serviço de saúde. Porém, se o furúnculo não diminuir, a dor aumentar ou houver febre, convém procurar alguma unidade de saúde para avaliação.
Em casa, a pessoa pode aplicar compressas de água quente no furúnculo, 3 vezes ao dia. O calor ajuda a drenar a ferida naturalmente. Nunca esprema o furúnculo.
Leia também:
Tenho um caroço na virilha. O que pode ser?
Referência:
Salomão, Reinaldo Infectologia: Bases clínicas e tratamento / Reinaldo Salomão - 1. ed. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.