Perguntar
Fechar

Qual é o tratamento para foliculite no couro cabeludo?

O tratamento da foliculite no couro cabeludo pode ser feito com higiene e uso de antibióticos locais ou por via oral, dependendo da sua gravidade.

As foliculites mais comuns são as superficiais. Nesse caso a infecção é localizada somente na região de saída do pelo (óstio piloso), podendo ter a presença de pontos de pus no local, com vermelhidão ao redor. Sua causa está relacionada ao atrito, como pelo uso de chapéus ou bonés, por uso de pomadas e cremes para outros problemas do couro cabeludo ou ainda, devido à falta de higiene. O seu tratamento deve ser feito, inicialmente, com limpeza local e, em seguida, uso de pomada com antibiótico. Alguns casos necessitam de antibiótico por via oral.

As foliculites profundas no couro cabeludo, como as foliculites decalvantes e dissecantes, são causadas por infecções profundas dos folículos pilosos, podendo ter como características a presença de bolhas com pus, vermelhidão, formação de crostas, cicatrizes elevadas (queloides) e áreas com falta de cabelo (alopécia). O seu tratamento deve ser realizado com limpeza local e uso de antibióticos específicos para a bactéria causadora da infecção, por meio da realização de cultura da secreção e teste bacteriológico (antibiograma).

O dermatologista é o médico responsável pelo tratamento dos problemas do couro cabeludo.