O que pode acontecer se eu emendar a cartela do anticoncepcional?

Dra. Janyele Sales
Dra. Janyele Sales
Medicina de Família e Comunidade

Ao emendar a cartela do anticoncepcional você deixará de menstruar, mas isso não faz mal à saúde. O uso contínuo da pílula pode inclusive ajudar no tratamento de sintomas causados por problemas como a endometriose, ou a Síndrome Pré Menstrual, sendo indicado pelo médico nesses casos..

No entanto, ao se tomar a pílula sem pausa é possível ocorrer um pequeno sangramento de escape (spotting) diário, esse efeito se inicia geralmente após emendar 3 ou mais cartelas. Nesses casos, recomenda-se interromper o uso por uma semana, esperar pela menstruação e reiniciar.

O uso ininterrupto do anticoncepcional não aumenta o risco de gravidez, não engorda e também não prejudica a fertilidade. Contudo, você pode sentir-se mais inchada devido à retenção de líquidos ou apresentar efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dor de cabeça, entre outros.

Para prevenir esses possíveis efeitos colaterais, como escapes e inchaço, existem pílulas que são específicas para serem usadas de forma contínua, pois possuem uma dose menor de hormônios.

O importante é consultar o seu médico ginecologista ou médico de família antes de decidir emendar a cartela do anticoncepcional, para saber se a sua pílula é indicada para isso ou se existe um outro anticoncepcional mais adequado para o seu caso.