O teste de Schiller positivo significa presença de alteração nas células do colo do útero ou situações comuns como a ectopia e os cistos de Naboth.
O teste de Schiller é realizado durante o exame de colposcopia. O/a profissional introduz uma solução iodada na região do colo do útero e observa sua coloração. Quando o colo do útero se colore completamente de marrom-escuro, indica teste de Schiller negativo, sem alterações nas células dessa região.
Quando o colo do útero não se colore completamente revelando algumas áreas de coloração amarelo suave, o teste de Schiller é positivo, indicando que as células locais sofreram algumas alterações.
Essas alterações nem sempre indicam lesões malignas e neoplasias, como o câncer. O teste de Schiller pode dar positivo em situações benignas como a ectopia, inflamações e cistos de Naboth.
Caso o teste der positivo, o/a profissional pode optar pela realização da biópsia desse local atingido e enviar o material para análise laboratorial mais detalhada.
A interpretação do exame de colposcopia e do resultado da biópsia deve ser feita pelo/a profissional de saúde que indicará a sequência do acompanhamento da paciente.