Perguntar
Fechar

Teste de gravidez deu negativo, mas meu coração diz positivo. É possível?

Fiz o exame de farmácia e o de sangue. Mas os dois deram NEGATIVO mas sabe quando você sabe a resposta mas não se conforma? Estou assim!
Na minha cabeça já sabe que é um NEGATIVO, mas o meu corpo e coração diz que é POSITIVO...
Por isso estou com medo de ser psicológico...

Eu estava vendo um depoimento, que tem mulheres que ficam gravidas, fazem exame de sangue e urina.. e dar negativo. Elas descobrem que estão grávidas através de exame ultrassom. Isso pode acontecer?
Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Sim, o teste de gravidez pode dar negativo e você estar grávida. Isso pode ocorrer no início da gestação, quando já houve a fecundação, mas ainda não ocorreu a implantação do ovo e a consequente produção do hormônio da gravidez (HCG), responsável pelo resultado positivo.

Por isso, para evitar falsos-negativos, recomenda-se que o teste de gravidez seja feito uma semana depois do atraso da menstruação. Se for o teste de farmácia, deve ser feito com a primeira urina do dia.

Os exames de sangue e os testes de gravidez de farmácia identificam o hormônio HCG, que só é produzido se a mulher estiver grávida. Contudo, para que os níveis de HCG já estejam elevados o bastante para o resultado dar positivo, é preciso esperar alguns dias após a fecundação.

Teste de gravidez positivo e negativo

Se o teste ou o exame de gravidez for feito antes ou pouco tempo depois da implantação do óvulo fecundado no útero, o resultado pode dar negativo e a mulher estar grávida.

Veja também:

Beta-hcg pode dar negativo mesmo a mulher estando grávida?

Teste de farmácia de gravidez é confiável?

Como saber se estou grávida?

Os primeiros sintomas de gravidez geralmente se manifestam a partir da 5ª e 6ª semana de gestação, mas isso varia de mulher para mulher. Os sintomas iniciais incluem: atraso menstrual, náusea, vômitos, aumento da sensibilidade nas mamas, fadiga e aumento da frequência urinária.

A ultrassonografia é capaz de detectar gravidez, porém, em geral, ela é indicada após a confirmação do exame de sangue ou urina.

Após a 5ª ou 6ª semana de gestação, o resultado do teste de gravidez é bem confiável. Por isso, caso você apresente esses sintomas indicados e o teste de gravidez deu negativo, é recomendado procurar uma unidade de saúde para realização de consulta de avaliação clínica e uma possível solicitação de ultrassonografia caso indicado.

Saiba mais em: Teste de gravidez de farmácia positivo e beta hcg negativo: estou grávida ou não?