O que significa o teste de Schiller negativo?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

O teste de Schiller negativo significa normalidade das células do colo do útero.

O teste de Schiller é realizado durante o exame de colposcopia. O/a profissional introduz uma solução iodada na região do colo do útero e observa sua coloração.

Quando o colo do útero se colore completamente de marrom-escuro, indica teste de Schiller negativo, sem alterações nas células dessa região.

Um teste negativo indica que as células da região do colo do útero estão normais e não sofreram alterações decorrentes de infecções ou câncer.

Quando o colo do útero não se colore completamente de marrom-escuro e revela algumas áreas com coloração amarelo suave, o teste de Schiller é positivo, indicando que as células locais sofreram algumas alterações.

Essas alterações nem sempre indicam lesões malignas e neoplasias, como o câncer. Caso o teste der positivo, o/a profissional pode optar pela realização da biópsia desse local atingido e enviar o material para análise laboratorial mais detalhada.

O teste de Schiller pode dar positivo em situações benignas como a ectopia, inflamações e cistos de Naboth.

A interpretação do exame de colposcopia e do resultado da biópsia deve ser feita pelo/a profissional de saúde que indicará a sequência do acompanhamento da paciente.