O que significa um resultado de 75 no exame de Gama-GT?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Um resultado de 75 no exame de Gama GT indica um valor acima do normal. Esse resultado está acima do valor de referência mas não de forma tão elevada. Como todo resultado de exame, ele deve ser interpretado conjuntamente com o quadro clínico, sintomas, queixas e exame físico do/a paciente. O/a médico/a que solicitou o exame fará a interpretação desse resultado juntamente com outros exames e com o quadro clínico geral do/a paciente.

O exame Gama-GT (gama glutamil transferase) é um exame de sangue que mede o nível sanguíneo dessa enzima presente no fígado, pâncreas, rins, baço, coração e cérebro.

O aumento dessa enzima é presente em algumas doenças do fígado, pâncreas e vias biliares. Assim, o exame ajuda a diagnosticar alterações hepáticas, hepatite, cirrose, câncer no fígado e pancreatite.

Pode também lhe interessar o artigo: Quais os sintomas do Gama-GT alto?

Também é utilizado para avaliar desordens no fígado provocadas por medicamentos e durante o tratamento do alcoolismo, uma vez que a Gama GT eleva-se rapidamente com o
consumo de bebida alcoólica.

Com um valor isolado de Gama GT não é possível estabelecer diagnóstico algum. Ele deve ser correlacionado com o resultado de outras enzimas hepáticas e com o quadro clínico do/a paciente.

Leia também:

Exame de sangue Gama GT alterado: o que pode ser?

Quais são os valores de referência do Gama GT?