Perguntar
Fechar

O exame de TGP da minha filha está 73, o que isto significa?

Dra. Nicole Geovana
Dra. Nicole Geovana
Medicina de Família e Comunidade

Exame de TGP com resultado 73 significa que o TGP está levemente elevado, o que pode ser sinal de algum tipo de inflamação, problema no fígado ou normalidade.

Os valores de referência para o TGP normal são de 7 a 56 unidades por litro de soro, embora esses valores variem conforme o fabricante do teste.

Os valores de TGP para serem considerados elevados e preocupantes devem ultrapassar 5 vezes o valor normal da referência. Por isso, esse resultado de exame deve ser comparado com outras enzimas hepáticas e com o quadro clínico da paciente.

Níveis altos de TGP são encontrados em desordens do fígado que causam a morte de muitas células hepáticas, o que acontece nas seguintes situações e doenças:

  • Hepatite aguda A ou B;
  • Dano hepático causado por toxinas;
  • Privação de oxigênio e nutrientes por diminuição ou interrupção da circulação sanguínea.

Contudo, elevações moderadas de TGP são comuns, mesmo em pessoas saudáveis. Nesses casos, a causa mais comum é o fígado gordo (esteatose hepática), provocado na maioria das vezes pelo abuso de álcool. A gordura no fígado também pode ser causada por diabetes, obesidade e hepatite C.

Existem também alguns medicamentos que podem deixar o TGP alto, como:

  • Analgésicos;
  • Antibióticos;
  • Remédios para o colesterol;
  • Medicamentos para problemas cardiovasculares;
  • Antidepressivos.

O TGP é uma enzima que serve para indicar danos no fígado em diferentes tipos de doenças. Contudo, ter níveis elevados de TGP não significa que a pessoa tenha uma doença hepática estabelecida.

A interpretação do resultado do exame de TGP depende do quadro clínico geral da paciente e da correlação com outros exames, o que deve ser feito pelo/a médico/a que solicitou os exames.

Leia também:

O que pode significar nível alto ou baixo de TGO e TGP?

Diabetes podem alterar o resultado dos exames TGO e TGP?