O diclofenaco sódico é um medicamento anti-inflamatório usado no tratamento da dor e inflamações agudas, por sua ação rápida. Ameniza os sintomas da inflamação, como dor, inchaço e febre.
Algumas indicações para uso do diclofenaco sódico:
- Traumatismos;
- Pós-operatório, no caso de dores e edema;
- Dores articulares, doenças reumáticas;
- Dores na coluna;
- Síndrome do ombro congelado;
- Cotovelo de tenista (tendinite);
- Crises de gota;
- Entorses, distensões e outras lesões osteomusculares;
- Cólicas menstruais;
- Dores na garganta, por quadro de infecções ou inflamação;
- Dor de ouvido.
Nos processos inflamatórios após cirurgias e traumatismos, o diclofenaco sódico promove um alívio rápido da dor que ocorre tanto em repouso como em movimento, além de reduzir o edema (inchaço).
Entretanto, além do alívio dos sintomas pelo uso de diclofenaco sódico, é importante buscar e tratar a doença base. A febre como sintoma isolado não é motivo para tomar diclofenaco sódico.
Como tomar diclofenaco sódico?
Os comprimidos de diclofenaco sódico devem ser ingeridos inteiros, de preferência, com o estômago vazio, antes das refeições, para uma maior absorção da substância, desde que não haja contra indicações.
Paciente com história de doenças gástricas, azia ou úlceras gástricas não devem fazer uso do diclofenaco, a não ser sob avaliação médica.
As doses de diclofenaco sódico devem ser as menores possíveis capazes de controlar a dor e a medicação não deve ser tomada por tempo prologado.
Em geral, a dose ideal de diclofenaco sódico varia entre 100 mg e 150 mg por dia, o que corresponde a 2 ou 3 comprimidos diários. Nos casos mais leves bastam 50 a 75 mg por dia.
O diclofenaco sódico deve ser tomado sempre em doses fracionadas, em duas ou três doses separadas por dia. A dose diária máxima não deve ultrapassar 150 mg/dia.
Quando utilizado para tratar as dores menstruais, é importante começar a tomar o diclofenaco sódico logo que apareçam os primeiros sintomas, com doses de 50 mg a 100 mg. Se for preciso, é recomendado manter a medicação por alguns dias com doses de 50 mg, até 3 vezes ao dia.
Posso tomar diclofenaco sódico na gravidez?
O uso de diclofenaco sódico na gravidez só deve ser feito se for absolutamente necessário. Especialmente no terceiro semestre da gestação, ou seja, nos últimos 3 meses, não é recomendado o uso do diclofenaco sódico, devido ao risco de sangramento e prejuízos para o bebê e no trabalho de parto.
O diclofenaco sódico também é contraindicado no 1º e 2º trimestres de gravidez. Em todos os casos, cabe ao médico obstetra ou quem está acompanhando a gravidez avaliar o risco benefício de tomar o medicamento.
Posso tomar diclofenaco se estiver amamentando?
Mulheres que estão amamentando não devem tomar diclofenaco sódico, pela sua passagem pelo leite materno e riscos para o bebê. Porém, dependendo do caso, cabe ao médico avaliar os riscos e os benefícios em usar a medicação.
Contra indicações para o uso de diclofenaco sódico
As principais contraindicações para o uso da medicação são: História de doenças do trato gastrointestinal, Doenças hepáticas, Cardiopatia ou insuficiência cardíaca, Asma e Hipertensão arterial sistêmica mal controlada.
O risco de complicações pelo uso do diclofenaco sódico, está diretamente relacionado ao tempo de uso e doses elevadas. Portanto, não faça uso da medicação sem orientação médica, ou mudança da prescrição, a fim de evitar riscos para sua saúde.
Para maiores esclarecimentos sobre o uso e indicações do diclofenaco sódico, fale com o/a médico/a que receitou o medicamento ou consulte um/a médico/a clínico/a geral ou médico/a de família.
Pode lhe interessar também: