Diprospan® é uma medicação injetável indicada no tratamento de várias doenças e situações que induzem processos inflamatórios, entre elas:
- alergias,
- inchaços,
- asma,
- bronquite,
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC),
- Artrites e osteoartrite,
- Colite ulcerativa,
- Lesões musculares, torcicolo e lombalgia,
- Bursite,
- Dermatite,
- Lúpus e
- Psoríase.
O princípio ativo do Diprospan® é a betametasona, um corticoide com efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico.
Diprospan® é também utilizado em algumas mulheres grávidas que vão ter parto prematuro e usam a medicação para maturação dos pulmões do feto.
Indicações de Diprospan®
O usode Diprospan® é bastante variado sendo indicado para tratar doenças agudas e crônicas que respondem aos corticoides. A injeção de Diprospan® serve para:
- Alterações em músculos, ossos e tecidos moles: artrite reumatoide, osteoartrite, bursite, espondilite anquilosante, espondilite radiculite, dor no cóccix, dor ciática, lombalgia, torcicolo, fascite,
- Alergias: asma, rinite alérgica, doença do soro, picadas de insetos,
- Doenças que afetam a pele: dermatites, urticária, líquen plano hipertrófico, necrobiose lipoídica associada com diabetes mellitus, alopecia areata, lúpus eritematoso discoide, psoríase, queloides, pênfigo, dermatite herpetiforme, acne cística,
- Doenças do colágeno: lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, dermatomiosite, poliarterite nodosa e
- Câncer: (leucemia, linfoma).
Quais são os efeitos colaterais do Diprospan®
As taxas de efeitos colaterais do Diprospan® são baixas. Porém, o uso do medicamento pode ocasionar reações adversas em alguns casos.
Efeitos colaterais comuns
Os efeitos colaterais comuns do Diprospan® ocorrem em até 10% das pessoas que tomam o medicamento e incluem insônia, má digestão, aumento de apetite e infecções frequentes.
Efeitos colaterais incomuns
Os efeitos colaterais incomuns do Diprospan® ocorrem em até 1% das pessoas que tomam a medicação. Dentre essas reações estão: dificuldade de cicatrização da pele, atrofia da pele, foliculites, coceira, diabetes, osteoporose, sangramento gastrointestinal, irregularidade menstrual, entre outras.
Efeitos colaterais raros
Os efeitos adversos raros do Diprospan® são observados em até 0,001% das pessoas que usam o medicamento. Dentre as reações raras estão:
- Estrias, hematomas, alergias;
- Acne, urticária, transpiração excessiva;
- Vermelhidão na pele, face e pescoço;
- Depressão, convulsões, dor de cabeça;
- Tontura, confusão mental, alteração de humor;
- Úlcera, distensão abdominal, alteração em exames de fígado;
- Diminuição do número de espermatozoides, dores musculares e articulares;
- Aumento da pressão intraocular, catarata.
Na presença de algum efeito colateral, o/a médico/a que receitou o medicamento deve ser informado. É importante usar a medicação apenas com indicação médica e na frequência recomendada na receita.
Referência
Comissão de Farmácia e Terapêutica Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Manual Farmacêutico 2106 - 2017. São Paulo, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, 2018.