Os exames de TGO e TGP têm como utilidade o diagnóstico de doenças do sistema hepatobiliar (fígado e vesícula biliar), além de colaborar com a identificação de doenças do pâncreas, infarto de miocárdio e doenças musculares, como as miopatias e exercício físico intenso.
Sempre que uma célula que contenha TGO ou TGP sofre uma lesão, essas enzimas escapam para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Deste modo, lesões em tecidos ricos nestas enzimas, como o coração (infarto do miocárdio); fígado (hepatites), ou lesões musculares, causam um aumento dos níveis sanguíneos de TGO e TGP.
As duas enzimas surgem em quantidades bastante semelhantes nas células do fígado, por isso, as doenças hepáticas comuns, como a esteatose hepática, desencadeia um aumento nos níveis tanto da TGO quanto da TGP.
Exame de TGO, para que serve?
A TGO (transaminase glutâmico-oxalacética), também chamada AST (aspartato aminotransferase), é uma enzima encontrada em diversas células do nosso corpo, como, por exemplo, no fígado, coração, músculos, rins e cérebro.
Sendo assim, o exame é indicado para investigar problemas como:
- Hepatite alcoólica
- Cirrose
- Infarto Agudo do coração (IAM)
- Doenças musculares (miopatia, exercício físico extenuante, trauma)
- Doença de Wilson
- Problemas na tireoide.
Qual o valor normal de TGO (AST)?
O valor de referência, considerado normal de TGO no sangue pode variar de acordo com o método de análise nos laboratórios, porém em geral é de: 5 a 40 U/L.
Exame de TGP, para que serve?
A TGP (transaminase glutâmico-pirúvica), também chamada ALT (alanina aminotransferase), é uma enzima presente quase que exclusivamente nas células do fígado. Portanto, o seu aumento sugere o comprometimento neste órgão, como por exemplo:
- Hepatite viral
- Hepatite crônica
- Hepatite autoimune
- Hepatite medicamentosa (p.ex.: aas, paracetamol, entre outros)
- Doenças genéticas que comprometem o fígado, como a Doença de Wilson, Hemocromatose e Deficiência de alta-1 antitripsina.
Têm como utilidade ainda, diferenciar doenças hepáticas de doenças no pâncreas, colaborar com a identificação de infarto de miocárdio e problemas musculares, visto que nessas situações, a enzima aumento menos em comparação a TGO.
Qual o valor normal de TGP(ALT)?
O valor de referência, considerado normal de TGP no sangue pode variar de acordo com o método de análise nos laboratórios, porém em geral é de: 7 a 56 U/L.
Pode lhe interessar também, os artigos:
- O que pode significar nível alto ou baixo de TGO e TGP?
- Diabetes podem alterar o resultado dos exames TGO e TGP?
- Quais os sintomas da esteatose hepática?
Referência:
FBG - Federação Brasileira de Gastroenterologia.
Lawrence S Friedman, et al.; Approach to the patient with abnormal liver biochemical and function tests. UpToDate, Jun 10, 2020.