Picolinato de cromo emagrece? Saiba como tomar e quais os seus efeitos colaterais
O picolinato de cromo é um produto registrado pela ANVISA, na categoria de suplemento vitamínico e mineral, popularmente usado para fins de emagrecimento, porém ainda sem registro ou eficácia comprovada para esse fim.
Picolinato de Cromo x Emagrecimento
Embora ainda não esteja cientificamente comprovado que o produto promove o emagrecimento, alguns estudos evidenciaram esse resultado. Pesquisadores entendem que o produto seja capaz de estimular a redução do apetite e o desejo por comida, além de acelerar o metabolismo e impulsionar a queima de gordura. O que levaria a perda de peso.
O cromo é um mineral essencial que participa no metabolismo dos carboidratos, aumenta a tolerância do organismo à glicose e potencializa a ação da insulina. Além disso, auxilia na redução da formação de colesterol. Este mineral pode ser ingerido em sua forma natural por meio da alimentação.
Como tomar picolinato de cromo
A dose recomendada deve ser de 50 a 300 microgramas (mcg) por dia.
Entretanto, a suplementação com picolinato de cromo deve ser prescrita e orientada por médico/a ou nutrólogo. Seu uso deve ser associado a uma alimentação saudável e à prática de atividade física.
Contraindicações do picolinato de cromo
- Insônia
- Alterações de humor
- Cefaleia (dor de cabeça)
- Perda de minerais (ferro)
- Vômitos
- Diarreia
- Surgimento de úlceras
- Anemia
- Problemas de fígado
Fontes naturais de cromo
O cromo pode ser encontrado em grãos integrais, frutas, vegetais, leguminosas alimentos de origem animal e alimentos integrais.
Grão integrais
- Aveia
- Linhaça
- Chia
Frutas
- Uva
- Maçã
- Laranja
- Açaí
- Banana
Vegetais
- Espinafre
- Brócolis
- Tomate
- Alho
- Cenoura
- Batata
Leguminosas
- Soja
- Milho
- Feijão
Alimentos de origem animal
- Frango
- Carnes
- Frutos do mar
- Ovos
- Leite e derivados
Alimentos integrais
- Pão integral
- Arroz integral
- Massas integrais
- Açúcar mascavo
- Farinha de trigo integral
- Levedura de cerveja
Não utilize suplementos alimentares sem orientação de um/a nutricionista ou nutrólogo/a e adote um estilo de vida que inclua uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
Leia mais: