Perguntar
Fechar

Não consigo emagrecer, o que devo fazer?

Tenho 50 anos, 1,69 m e 90 kg. Tento emagrecer de todo jeito, com dietas e às vezes vou à academia. Sou muito ansiosa, mas não sou de comer muito. Sinto até mal estar por ansiedade. Meu ciclo menstrual costumar sumir por até 1 ano. Não tem dia e nem mês para vir. Faço exames periódicos e acusa um tipo de inflamação (gardnerella). Mas de tudo, só fico triste porque não consigo emagrecer. O que devo fazer?

Para emagrecer, precisa seguir um plano alimentar indicado por um nutricionista, que irá prescrever uma dieta de acordo com as suas necessidades calóricas e nutricionais. O ideal seria associar a dieta com exercícios físicos, para acelerar o emagrecimento.

Fazer pequenos lanches entre as principais refeições também é importante para estimular o metabolismo e manter o apetite sob controle. Barras de cereais, iogurtes desnatados e frutas são boas opções de lanches.

Os alimentos devem ser distribuídos ao longo do dia. Evite comer grandes quantidades de carboidratos de uma só vez, para que o excesso não seja armazenado sob a forma de gordura.

Vale a pena apostar em alimentos integrais, como massas, arroz, pães e cereais, pois prolongam a sensação de saciedade. Alimentos feitos com farinha branca saciam temporariamente, mas, após um curto período de tempo, a pessoa volta a sentir fome.

Quem quer emagrecer não pode deixar de lado as proteínas, que além de serem essenciais para a manutenção da massa muscular, prolongam a sensação de saciedade. Frango, peixes, carnes, leite, ovos e leguminosas (grão-de-bico, feijão, lentilha) são boas fontes de proteína.

Também seria importante controlar a sua ansiedade, porque uma pessoa ansiosa pode descontar o nervosismo na comida sem perceber. Para isso, consulte um médico psiquiatra e tome medicamentos, se necessário.

Leia também: 3 Remédios Naturais para Combater a Ansiedade

As suas alterações menstruais estão relacionadas com o fato de você estar entrando na menopausa, o que é normal nesse período.

Saiba mais em: Quais os sintomas da menopausa?

Quanto à sua infecção vaginal (gardnerella), deverá ser tratada por um médico ginecologista, que também poderá lhe orientar em relação à menopausa. Lembrando que o seu parceiro também vai precisar de tratamento para a infecção.

Também podem lhe interessar os artigos:

Remédios para emagrecer

7 Erros que Você não Pode Cometer se Quer Emagrecer

Criolipólise funciona? Como é feito o tratamento?

Usar cinta, body ou modelador emagrece?