Posso engravidar na pausa do anticoncepcional?
Transei com meu namorado ontem e estou no primeiro dia do período de pausa do anticoncepcional, mas recentemente tive uma dor de garganta muito forte e tive que tomar amoxicilina e vi na bula que o anticoncepcional tomado junto com qualquer derivado de ampicilina pode interferir na eficácia do anticoncepcional. Será que realmente eu posso estar grávida só por causa dessa interferência?
A mulher que faz uso correto do anticoncepcional, tomando um comprimido por dia, sempre no mesmo horário e sem apresentar esquecimento de pílulas, não engravida na pausa do anticoncepcional.
A pausa do anticoncepcional é o intervalo entre uma cartela e outra. Nesses dias de intervalo, ocorrerá o sangramento equivalente à menstruação e, após essa pausa, a mulher deve iniciar a nova cartela e continuar tomando a medicação como indicada.
Durante essa pausa, os hormônios da pílula continuam agindo no organismo da mulher e evitando a gravidez indesejada.
Caso a mulher esteja começando o uso da pílula e esteja nas primeiras três cartelas, seu organismo está em fase de adaptação à medicação e, portanto, ela deve usar um método contraceptivo adicional (como o preservativo) para evitar possíveis falhas.
O uso da amoxicilina juntamente com o anticoncepcional não diminui a eficácia da pílula. As duas medicações podem ser usadas ao mesmo tempo e, durante o tratamento com antibiótico, a mulher deve continuar o uso do anticoncepcional normalmente.
Leia também: