Perguntar
Fechar

Posso estar entrando na menopausa?

Tenho 35 anos sinto muita dor nas costas, náuseas, tonturas frequentes, seios doloridos, fisgada no umbigo, dores de cabeça e muito sono. Além disso, a minha última menstruação veio por três dias e este mês desceu uma coisa marrom e bem pouquinho por dois dias e parou. Posso estar entrando na menopausa?

Provavelmente não. Os sintomas da menopausa começam a se manifestar entre os 45 e 50 anos e não costumam deixar os seios doloridos, nem causar náuseas e tonturas. Os sintomas mais característicos da chegada da menopausa são ondas de calor, suores noturnos, distúrbios do sono, ciclos menstruais irregulares, secura vaginal e as alterações de humor.

Com a aproximação da menopausa os ciclos menstruais ficam irregulares, tornando-se mais curtos ou mais longos. A quantidade de sangue da menstruação pode ser maior que o normal, mas o período de sangramento pode ser mais curto. A mulher pode inclusive ficar sem menstruar por mais de 2 meses.

As ondas de calor são mais perceptíveis quando a menopausa está mais próxima, sendo esses os sintomas mais comuns dessa fase.

As variações hormonais provocam também variações de humor frequentes, alternando irritação e tristeza, além de desinteresse, dificuldade de concentração e até depressão.

Esses são os sintomas que grande parte das mulheres sentem quando se aproximam da menopausa, que é a última menstruação. Todos eles estão relacionados com o desequilíbrio na produção dos hormônios estrogênio e progesterona pelos ovários.

Consulte um médico clínico geral ou um médico de família para avaliar o seu caso e receber um diagnóstico correto.