Sim. Podem ser usados juntos, mas somente se o seu médico receitou dessa forma.
O sulfato ferroso está indicado para tratamento de casos de anemia ferropriva, para prevenção de anemia na gestante e prevenção de malformação fetal no pré-natal.
O ácido fólico é uma vitamina do grupo do complexo B, indicado para tratamento de certas anemias e prevenção de defeitos na formação do tubo neural no feto, durante o primeiro trimestre da gestação.
Por isso a medicação é tão importante durante o período pré-natal.
Qual a melhor maneira de usar o sulfato ferroso?
Algumas orientações são fundamentais para o uso correto desse e outros medicamentos.
No caso do sulfato ferroso, o uso conjunto de ácido fólico, comprovadamente aumenta sua absorção no organismo, por isso pode sim usar as duas medicações juntas e inclusive já é encontrado no mercado, uma formulação combinada dessas duas substâncias.
Enquanto isso, outras medicações como a cimetidina, omeprazol, levodopa e metildopa não devem ser usadas ao mesmo tempo que o sulfato ferroso, ou devem ser ajustadas as doses, porque sua interação causa a redução da absorção e ação do ferro.
Por esses motivos é tão importante manter o médico informado de todos os medicamentos que faz uso regularmente.
Outras recomendações para o uso correto de sulfato ferroso é que seja tomado sempre com água, o seu uso associado a leite e derivados, reduz seu efeito. Assim como o café e o chá preto, que também parecem inibir a reabsorção do ferro.
Outras indicações de sulfato ferroso
O sulfato ferroso também é usado para prevenir e tratar a anemia durante a gravidez, como suplemento alimentar durante a gravidez, amamentação, cuidados com o bebê recém-nascido de baixo peso e naqueles que por algum motivo não recebe aleitamento materno exclusivo.
Siga sempre as orientações do médico que o acompanha. Para maiores esclarecimentos pode agendar uma consulta com médico da família ou clínico geral.
Pode lhe interessar também: Pode tomar sulfato ferroso quando se está com suspeita de dengue?